Mostra reúne obras de artistas de diferentes etnias do Peru, Panamá, Canadá e do Brasil.
A nova exposição em cartaz no Sesc Vila Mariana até 2022, traz um recorte da produção artística de povos indígenas das Américas. ‘Encontros Ameríndios’, pode ser visitada de terça a domingo, incluindo feriados, gratuitamente. Compõe a mostra obras de artistas dos povos Guna (Comarca Kuna Yala, Panamá), Haida (Arquipélago de Haida Gwaii, Colúmbia Britânica, Canadá), Huni Kuin (Terra Indígena do Alto Rio Jordão, Acre, Brasil), Shipibo-Konibo (Comunidade de Cantagallo, Lima, Peru, e Alto Ucayali, Amazônia Peruana) e Tahltan (Telegraph Creek e Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá).
A proposta da mostra é reunir trabalhos que dialogam entre si e permite reflexões sobre ancestralidade e temas contemporâneos, centrando também nas culturas povos povos. Na exposição, uma proposta narrativa pelos curadores torna os mundos americanos reconhecíveis e comunicáveis não apenas entre si, mas para todo público. Os conteúdos integrados à programação integrada para ampliar o conhecimento sobre os povos – do local onde habitam, passando por filosofias de vida até questões contemporâneas.
São selecionados uma seleção de obras, incluindo pinturas, desenhos, arte digital, bordados e entalhe em madeira, enfocando a criatividade individual dos artistas, as mudanças em suas obras ao longo do tempo, o universo temático abordado por elas, como favorecidas plásticas e estéticas e as questões filosóficas e cosmológicas que as artes povos povos americanos apresentam. As diferentes Américas se articulam por meio da escolha dos artistas, sendo o corpo criativo composto por cerca de 30 pessoas, e de 45 trabalhos.
Onde: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana