Com mais de 100 obras, a nova exposição de Amelia Toledo é uma experiência sensorial que convida o público a deixar os calçados de lado enquanto caminham na areia. A artista plástica integrou uma geração de artistas experimentais, como Lygia Clark e Hélio Oiticica. Por isso, traz em seu DNA a exploração de possibilidades do objeto.
A proposta interativa é um grande atrativo para os amantes da arte, mas também para as crianças, que poderão brincar na areia enquanto descobrem novas formas de arte.
Não se deixe enganar com o aviso fixo de “Proibido tocar, sentar ou se pendurar nas obras”, pois a exposição sugere justamente o oposto. A ideia é que o público explore e interaja com a maioria delas. Então, vale pegar na mão, caminhar ao redor e testar todas as possibilidades que vierem na sua cabeça.
Como visitar a exposição com areia de Amelia Toledo?
Até o dia 04 de agosto você pode conhecer a exposição ‘Amelia Toledo: Paisagem Cromática’ gratuitamente no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, o MuBE. A visitação ocorre de terça a domingo, das 11h às 17h.
Para agendar sua visita, reserve seu ingresso gratuito no site oficial do museu clicando aqui.
O que esperar da experiência sensorial de Paisagem Cromática?
Para que o público visite a exposição com passos mais lentos, grande parte do piso da área interna do museu foi coberto com areia. Desse modo, a presença do material impede o deslocamento apressado, assim as pessoas desaceleram para apreciarem e interagirem efetivamente com as obras.
Além do gostinho de caminhada na praia, você encontrará diversos itens da terra ao longo da exposição, como rochas e conchas, por exemplo. Uma vez que a artista tem forte vínculo com os elementos naturais e propõe que observemos a inteligência da natureza para aprender com ela.