×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

Eclipse lunar mais longo em 580 anos acontece nesta madrugada

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | Brasil

eclipse lunar

De acordo com informações divulgadas pela Nasa, na madrugada desta sexta, dia 19, a Lua passará pela sombra da Terra, criando um eclipse lunar parcial tão escuro que os cientistas o consideram um “eclipse (quase) total”.

Este será o eclipse lunar parcial mais longo desde 1440 vai durar 3 horas, 28 minutos e 23 segundos. E o melhor é que poderá ser visto de algumas partes do mundo, incluindo São Paulo.

Como posso observar o eclipse?

Para quem está em São Paulo, o melhor horário para acompanhar o eclipse será no seu início parcial, por volta das 4h. O pico acontece por volta das 5h, quando a Lua já estará muito ao horizonte e não estará mais visível por aqui.

Publicidade

Por que a Lua fica vermelha durante um eclipse lunar?

Como explicam os cientistas, “o mesmo fenômeno que torna nosso céu azul e nosso pôr do sol vermelho faz com que a Lua fique vermelha durante um eclipse lunar. É o chamado espalhamento de Rayleigh”.

Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha porque a única luz solar que chega à Lua passa pela atmosfera da Terra. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua”, segundo a Nasa.

Notícias