
Se você gosta de fenômenos astronômicos, já pode comemorar. Isso porque, em breve, poderemos apreciar um belíssimo eclipse lunar nos céus de SP! O evento será na madrugada de 14 de março, nas primeiras horas de uma sexta-feira. Então já anote na agenda para não perder, hein?
Desta vez o fenômeno será ainda mais especial, pois vai se tratar de um eclipse lunar total. Em outras palavras, Terra vai se posicionar entre o Sol e a Lua de tal forma que toda a sombra do astro terrestre será projetada no satélite.
Além disso, poderemos apreciar a chamada “Lua de Sangue”, espetáculo único que pintará o astro de vermelho. Tudo isso a olho nu! Saiba todos os detalhes a seguir.

Eclipse Lunar será visível em SP em março
O fenômeno ocorrerá na noite de 13 para 14 de março, a partir de 00h57. Neste horário, a Lua começará a escurecer sutilmente, sendo tomada pela penumbra. Até que às 03h26 começará o eclipse total, que ficará visível no céu até às 4h21 da manhã.
Durante o eclipse, a lua vai adquirir uma coloração avermelhada, dando a ela o nome de “Lua de Sangue”. O fenômeno ocorre por conta do alinhamento da Terra com a Lua e o Sol, que faz com que toda a luz que chegue à Lua passe primeiro pela atmosfera terrestre.
Em decorrência de um processo chamado “dispersão de Rayleigh”, a luz azul (que tem menor comprimento de onda) acaba se dispersando pela atmosfera da Terra. Já o vermelho e o laranja, que têm maior comprimento de onda, passam e são projetados na superfície lunar.

Como observar a Lua de Sangue?
O eclipse lunar será visível de todo o Brasil, então fique à vontade para apreciá-lo em SP. No entanto, para vê-lo com clareza, é preciso estar em um local sem nuvens, com o céu limpo e pouca iluminação terrestre.
Ao contrário dos eclipses solares, o eclipse lunar pode ser observado a olho nu, sem prejuízos à visão. Mas se você tiver um telescópio ou binóculo, fique à vontade para usá-lo. Afinal, deixará o espetáculo ainda mais impressionante!
