×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura

Dia Mundial do Rock: relembre a trajetória da Rádio Rock

By Giulia Trecco

a rádio rock 89

Lançada em 1985, emissora ocupa o dial 89,1 FM.

Nenhum lugar de São Paulo emana mais rock n’ roll que o número 2200 da Avenida Paulista. É de lá onde são transmitidos todos os programas da 89 FM, a Rádio Rock.

+

Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, comemorado anualmente em 13 de julho, revisitamos a história da emissora paulistana.

Início e “época de ouro”

A 89 FM fez sua estreia em São Paulo em 2 de dezembro de 1985, assumindo a frequência antes ocupada pela Pool FM. Na época, a emissora seguia um estilo voltado principalmente ao rock comercial, mas com uma linguagem que se aproximava das rádios pop.

Nos 15 anos que se seguiram, nomes importantes do cenário cultural paulistano passaram pelo RH da 89, incluindo os ex-MTV Edgard Piccoli, Sarah Oliveira e Paulo Bonfá, os locutores Zé Luís, Luka e Tatola Godas e o músico João Gordo.

Os programas que mais faziam sucesso nessa “época de ouro” da emissora eram “Do Balacobaco”, “A Hora dos Perdidos”, “Comando Metal” e “Arquivo do Rock”, este último líder de audiência no dial por dez anos.

Mudança de estilo

Com a popularização das rádios jovens no início do século XXI, a emissora decidiu se reposicionar. Em 2006, contratou um novo diretor artístico: Waguinho Rocha, que já havia trabalhado na Metropolitana. Com isso, mudou seu nome para 89 FM e demitiu alguns dos profissionais mais populares da casa, incluindo Roberto Hais, Luka e Zé Luís.

Publicidade

Após isso, assumiu formato voltado para o pop, passando a tocar também canções de black music e dance music, dois estilos musicais extremamente em alta na época.

Embora mal aceita entre os ouvintes antigos, a mudança foi comercialmente benéfica. A 89 FM deu um salto na audiência, chegando a ocupar a 10ª colocação no IBOPE em São Paulo.

Retorno às raízes

Após seis anos da mudança para o pop, a emissora decidiu voltar para o antigo formato. A virada aconteceu na noite de 20 de dezembro de 2012, com edição especial do programa “Esquenta”. A música “It’s the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)”, do R.E.M. encerrou de vez a 89 FM.

Assumindo novamente a alcunha “A Rádio Rock”, a emissora conseguiu reencontrar o caminho para uma boa audiência, provando que o rock sempre vai ter lugar no dial paulistano.

Tags: rock