Em maio, a Prefeitura divulgou um relatório sobre o avanço da dengue em SP. E os dados oficiais revelaram que todos os bairros da capital passavam por uma epidemia. Apesar da situação estar mais controlada, é importante ficar ligado nos cuidados e em tudo o que você pode fazer para se proteger dessa doença. Reunimos aqui algumas informações sobre a dengue em SP que podem te ajudar. Confira!
Foto: Draga Work | Unsplash
O que fazer para se proteger da dengue em SP?
Embora haja uma campanha expressiva de combate à dengue em SP, todo mundo precisa tomar alguns cuidados indispensáveis para se proteger do mosquito.
Entre eles, como divulgados no site oficial da Prefeitura, estão: retirar os pratinhos dos vasos de plantas; manter as caixas d’água fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro; guardar latas, baldes, potes e outros frascos com a boca para baixo; entre outros.
Se você sentir sintomas como febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo, perda do apetite, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço e/ou dores nas articulações, procure imediatamente o serviço de Saúde mais próximo.
No site oficial, você também pode conferir as medidas tomadas para conter a proliferação do mosquito e evitar o avanço da doença.
Vacinação segue limitada a crianças de 10 a 14 anos
A vacina da dengue já existe e também é uma forma de se proteger da doença. No entanto, em SP, a vacinação segue limitada – até o momento – para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Para receber o imunizante, a criança precisa ir ao posto de saúde da cidade, acompanhada de um responsável, portando documento de identidade, cartão de vacina e comprovante escolar ou de residência.