Esta charmosa cidade serrana é conhecida por ter belíssimos campos de lavanda e ser a “Capital da Cerâmica”. Situada entre as Serras do Mar, Bocaina e Quebra-Cangalha, Cunha mistura o melhor da gastronomia, cultura e natureza em um só lugar.
Além de comportar a maior frota de Fuscas do Brasil, que gera um festival anual imperdível para quem curte o icônico automóvel, Cunha também integra a Estrada Real, uma rota histórica que conectava Minas Gerais ao litoral.
O que fazer em Cunha?
Sem dúvidas, a principal atração desta cidade interiorana são seus vastos campos de lavanda. Os 40 mil pés da florzinha lilás formam uma linda vista, ótima para curtir o pôr do sol. Além disso, os visitantes podem adquirir produtos à base de lavanda como óleos essenciais, aromatizadores de ambiente e até sorvetes! O Lavandário abre para visitação de sexta a domingo e feriados, das 10h até o sol se pôr.
Mas, além desta atração, a cidade conta com uma vista panorâmica na Pedra da Macela, um núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar, cachoeiras, ateliês de cerâmica, restaurantes com gastronomia única e muito mais.
Qual a melhor época para visitar esta cidade serrana?
Se você ficou com vontade de conhecer Cunha, saiba que a cidade tem um clima mais frio, já que se localiza na serra. Se você deseja aproveitar as trilhas e cachoeiras, visite durante a primavera ou verão, já se curte o clima de montanha e quer participar dos festivais, o outono e o inverno são as melhores estações. Confira a agenda da cidade:
- Abril: Festa do Pinhão;
- Julho: Festival de Inverno e FusCunha;
- Agosto: Festival Gastronômico do Cordeiro Serrano;
- Outubro: Festival da Cerâmica.