×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Conheça o significado da bandeira de São Paulo

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

bandeira de são paulo

Cada um dos elementos remetem à pedaços da história da capital.

bandeira do município de São Paulo é um dos maiores símbolos da capital paulista. Além do brasão da cidade, ela traz em si a Cruz da Ordem de Cristo. Sua cores são: branco, vermelho, verde, ouro e preto. E cada um dos seus elementos traz em si um pedacinho da história paulistana.

A primeira referência que se têm sobre às bandeiras do estado paulista vem do período das expedições bandeirantes. Mas a que conhecemos hoje, estampada em ônibus e prédios públicos da cidade, é relativamente nova. Ela foi instituída em 5 de março de 1987 pelo prefeito Jânio Quadros. Antes, a bandeira era apenas branca e levava o brasão no centro.

Veja também: 10 curiosidades sobre a cidade de São Paulo

Significado

O branco simboliza a paz, a pureza, a temperança, a verdade, a franqueza, a integridade, a amizade e a síntese das raças.

A cor vermelha é indicativa de audácia, coragem, valor, galhardia, intrepidez, nobreza conspícua, generosidade e honra.

A cruz evoca a fundação da Cidade à sombra do Colégio dos Padres Jesuítas e, por ser a da Ordem de Cristo, alude aos primórdios da colonização do Brasil, época em que surgiu São Paulo.

O o círculo é o emblema da eternidade, afirmando ânimo de que se investem os habitantes para manter São Paulo em sua posição de poder.

Dentro do círculo, há o brasão de São Paulo. Em 1915, a Prefeitura de São Paulo criou um concurso público para escolher qual seria o brasão de armas paulistano. A dupla Guilherme de Almeida e José Wasth Rodrigues foram os escolhidos e, em 8 de março de 1917, este passou a ser o símbolo maior da capital.

Publicidade

Os significados por trás do brasão

O símbolo é formado por um escudo com um braço empunhando a bandeira da Cruz de Cristo. Ela era usada pelos navegantes portugueses simbolizando a fé cristã.

Sobre ele, há uma coroa de cinco torres visíveis (sendo 8 no total), símbolo de uma capital de estado.

Nas laterais do brasão, ramos de café simbolizam o principal produto da economia paulista da época.

O lema da cidade NON DVCOR DVCO quer dizer Não sou conduzido, conduzo. A frase valoriza as ações de liderança da maior cidade do país.  e valoriza a independência das ações desenvolvidas pela cidade e seu papel de liderança no estado e no país.

brasao de sao paulo
Prefeitura de São Paulo

Foto de capa: Prefeitura de São Paulo

Tags: história