O Museu do Ipiranga, um dos centros culturais mais queridos de São Paulo, agora contará também com sessões de cinema! O projeto “Cinema no Museu”, que começa logo mais em abril, fará a exibição gratuita de filmes e documentários brasileiros.
A novidade busca ampliar a programação do museu, que tem como foco a história brasileira. Dessa forma, a seleção de filmes terá como tema central episódios históricos do Brasil, por exemplo a vivência indígena e o período da escravidão. Confira!
“Cinema no Museu”: Ipiranga receberá sessões gratuitas
A primeira edição do “Cinema no Museu” será em 5 de abril às 15h, com a exibição do documentário “Tava, a Casa de Pedra“. A obra, que tem como diretores os indígenas Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Ariel Ortega Kuaray Poty, trata da relação dos povos originários com as missões jesuíticas, reivindicando o direito dos marginalizados de contar sua própria história.
Na ocasião, os diretores estarão presentes para um bate-papo, aprofundando-se na história e estabelecendo um diálogo com os espectadores. Assim, o Museu do Ipiranga fortalece seu lugar como espaço de debate e memória na sociedade paulistana.
Projeto será semestral
A ideia é que o “Cinema no Museu” ocorra a cada seis meses, trazendo a cada edição um novo filme para o Museu do Ipiranga. A edição seguinte será em novembro e exibirá o filme “Todos os mortos”, de Caetano Gotardo e Marco Dutra. O drama histórico é ambientado na São Paulo dos anos 1899, abordando a realidade do país após a abolição da escravatura.
Todas as exibições serão no auditório do Ipiranga, com entrada gratuita. Então se você ficou curioso para participar, fique de olho no site ou nas redes sociais do museu para não perder nenhuma novidade!