São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, mas, dentro do Estado, existem muitas outras! Das mais famosas – como a capital – às mais escondidas, algumas delas possuem nomes bem diferentes! Você conhece alguma? Separamos aqui 6 cidades com nomes inusitados em São Paulo!
Alumínio
Entre as cidades com nomes inusitados em São Paulo está Alumínio.
A cidade fica localizada na região metropolitana de Sorocaba. Além disso, com uma população de mais de 15 mil habitantes, Alumínio recebeu esse nome por causa da instalação da fábrica Companhia Brasileira de Alumínio (C.B.A), em 1955.
Areiópolis
O município de Areiópolis está a 278 km da capital e seu nome significa ‘Terra da Areia’. Antes de receber esse nome em 1906, porém, se chamava Vila de Areia Branca por conta do principal rio que passava na região – o Areia Branca.
Ariranha
O nome Ariranha, que foi atribuído ao município, se deve ao fato de um córrego que existia nas imediações, famoso por ter muitas Ariranhas – uma designação indígena para bichos semelhantes à lontra.
Batatais
No interior de São Paulo está a estância turística de Batatais, que se destaca pela história e riqueza cultural. Sabia que lá está a Igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde, que abriga o maior acervo de obras sacras do pintor Cândido Portinari no mundo?
Além disso, a Praça Cônego Joaquim Alves é uma atração famosa, por causa das esculturas verdes feitas com uma técnica conhecida por topiaria.
Descalvado
Se você acha que o nome desta cidade tem a ver com “calvície”, você acertou! Isso porque lá em 1908 a antiga Vila do Descalvado passou a se chamar apenas Descalvado, por conta de um morro que existia na região, ponto de referência para os primeiros povoadores.
Embora esse morro tivesse muita vegetação ao redor, o topo dele era “careca”, sem nenhum verde. Daí o nome!
Fartura
Assim como Descalvado, o nome Fartura não é por acaso, já que a abundância era predominante na cidade.
Por lá, desde que era habitada por indígenas Caiuá, da família Tupi-Guarani, as matas eram formadas por terras roxas, com abundância de caça e frutas de toda espécie. Esse, aliás, era o motivo pelo qual a serra que exista tinha a denominação de “Fartura”, que deu nome à cidade.