Uma pitoresca cidadezinha de trinta mil habitantes detém, dentre os 645 municípios do estado, o título de cidade com nome mais longo de São Paulo. Sabe qual é? Estamos falando da charmosa Santa Rita do Passa Quatro, na região metropolitana de Ribeirão Preto.
A aproximadamente três horas e meia da capital, a cidade conta com uma natureza exuberante e é considerada Estância Climática pelo estado paulistano. Vem saber mais!
História de Santa Rita do Passa Quatro
As terras que atualmente abrigam a cidade com nome mais longo de SP começaram a ser povoadas no século 19, por sertanistas vindos de Minas Gerais.
Logo mais, em 1860, o dono de terras Ignácio Ribeiro do Vale e seu filho Diocleciano Ribeiro fundaram oficialmente um povoado no local. Começava ali o que se tornaria, hoje em dia, esta simpática cidadezinha.
O enorme nome de “Santa Rita do Passa Quatro” foi uma homenagem de devotos à santa católica Rita de Cássia. Já o “Passa Quatro” é por conta de um riacho que, à época, cruzava a estrada de acesso ao povoado quatro vezes.
Além de ocupar o posto de cidade com nome mais longo do estado, Santa Rita do Passa Quatro também recebeu a honraria de ser uma das Estâncias Climáticas de São Paulo. Este título vai para cidades com atrativos naturais, como clima agradável e grandes áreas verdes. Se você curte natureza, portanto, encontrou o lugar certo!
O que fazer em Santa Rita do Passa Quatro
Atrativos naturais
Um dos maiores pontos turísticos da cidade é o Parque Estadual de Vassununga. Com dois mil hectares, ele preserva áreas de Cerrado e Mata Atlântica, além de diversas espécies de animais como pica-paus, lobos-guarás, onças-pardas e capivaras.
O parque abriga também o Patriarca, um jequitibá-rosa de quarenta metros de altura e onze metros de circunferência, considerado uma das árvores vivas mais antigas de todo o Brasil. Apesar de sua idade exata ser desconhecida, especialistas apontam que a árvore tem entre seiscentos e novecentos anos.
Além disso, Santa Rita do Passa Quatro conta com diversas opções de aventura. No Morro Itatiaia, por exemplo, você pode se aventurar em vôos livres, como paraquedismo e asa delta.
Finalmente, outro atrativo são as muitas quedas d’água do município, como Cachoeira Véu de Noiva e Cachoeira Três Quedas (foto). E também a Cachoeira São Valentim, onde é possível praticar rapel.
Atrações culturais
Desde o século 19, a imigração italiana foi muito forte em Santa Rita do Passa Quatro, o que influenciou a cultura local. Por consequência, a Prefeitura celebra todos os anos o Festival de Tradições Italianas, com comidas típicas, shows e até mesmo missas em italiano nas comunidades católicas.
Ademais, em setembro, a cidade que é terra natal de Zequinha de Abreu também realiza um festa em sua homenagem. É o Festival Zequinha de Abreu, que por meio de desfiles, concursos de bandas e fanfarras, celebra o aniversário de um dos músicos mais importantes do choro.