São Paulo é, com certeza, uma metrópole global. Com mais de doze milhões de habitantes, a capital paulista é a maior cidade do estado, e de todo o Brasil. Mas quem estaria do outro lado da balança — a cidade com menos habitantes?
A quase 500km da capital, está a simpática cidade de Borá. Lar para pouco mais de novecentos moradores, a cidade é a menos populosa do estado paulista e alcança também o posto de segunda menor do Brasil. Perde apenas para Serra da Saudade, em Minas Gerais, com 833 moradores.
Pouco falada na mídia, Borá tem recebido cada vez mais atenção daqueles que vêm de grandes cidades, mas buscam um estilo de vida de paz e calmaria. Saiba mais a seguir!
Borá: cidade com menos habitantes do estado de SP
Imagine atravessar uma cidade inteira em trinta minutos? Pois em Borá, é possível.
O município conta apenas com trinta e duas ruas. Em entrevista para o G1, a boraense Valdirene Marconato afirma que lá não possui semáforos nem engarrafamentos, e que de carro, você consegue percorrê-las todas em apenas meia hora. Bem diferente do que estamos acostumados em SP!
Há apenas uma opção de transporte público: o ônibus intermunicipal que liga Borá à cidade vizinha, Paraguaçu Paulista, de forma gratuita.
Além disso, no que diz respeito à saúde, a cidade também conta com apenas um posto. Casos básicos são resolvidos por lá, enquanto os mais graves devem ser encaminhados à cidade vizinha.
Em clima de interior
Por haver tão poucos moradores, toda a comunidade boraense se conhece. Também é raro haver mudanças — ainda ao G1, a moradora Valdirene afirma que os boraenses costumam permanecer sempre na mesma casa em que cresceram.
Apesar de pequena, a comunidade local está crescendo aos poucos. Isso se dá por dois motivos: primeiramente, cada dia mais chegam egressos da cidade grande buscando por calmaria. Sobretudo aposentados, que após uma vida longa de trânsito, caos e estresse, buscam Borá como refúgio.
E em seguida, há aqueles que vão até Borá por conta de trabalho. A vizinha Paraguaçu Paulista conta com uma usina de açúcar e álcool que emprega cada vez mais forasteiros.
Como visitar Borá?
A cidade com menos habitantes do estado paulista está a quase 500km da capital, a aproximadamente seis horas. Apesar da distância, a cidade é o passeio perfeito para se desligar da cidade grande e relaxar do estresse paulistano.
A má notícia, é que não há hotéis por lá. Para visitá-la, é preciso se hospedar em Paraguaçu Paulista, que está a aproximadamente dezoito quilômetros — pouco mais de vinte minutos de carro — do centrinho boraense.
Se você busca uma hospedagem completa, nossa dica é o Hotel Água das Araras. Com piscina e espaços de lazer, será com certeza uma visita relaxante.
Outra opção é o Esplanada Hotel, no centro de Paraguaçu, com piscina, estacionamento e café da manhã.
Ou quem sabe o Hotel D’Marco, também no centro da cidade vizinha, com área de lazer, piscina coberta e academia.