O mês de junho terminou com o noticiário comentando sobre um “ciclone bomba”, mas, afinal, o que significa a expressão?
Nesta terça, dia 30, o assunto mais buscado e comentado na internet foi o ciclone extratropical que se formou na costa da Região Sul do Brasil. O fenômeno também chamado de “ciclone bomba”, vai mudar o clima nas regiões Sul e Sudeste nos próximos dias. Mas nem todos sabem qual a diferença entre os ciclones e a razão pela qual esse vem sendo chamado de “ciclone bomba”.
De acordo com o Climatempo, um “ciclone bomba” acontece quando a pressão atmosférica no seu centro cai 24 hPa em um período de 24 horas. Então, essa expressão existe e está ligada à esta situação de atenção, para queda acentuada da pressão em curto período de tempo.
De acordo com os especialistas, ciclones extratropicais são relativamente comuns. Este que passa pelo Brasil surgiu próximo ao Paraguai e até chegar ao oceano, deve perder força pelo caminho.
Nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde o fenômeno já está sendo sentido com mais força e provocando estragos, foram registrados vídeos da força do vento nos últimos dias. Confira as imagens:
TEMPO | Vendaval hoje em Canasvieiras, em Florianópolis. Temporal chegou com força destrutiva ao Leste Catarinense (via WhatsApp). Alerta segue no Leste de Santa Catarina. ▶️ https://t.co/Hm0TFDFScH pic.twitter.com/osJoGFsvzj
— MetSul.com (@metsul) June 30, 2020
TEMPO | Vendaval com rajadas ao redor de 100 km/h fez estragos hoje também em Curitiba (PR). Veja vídeo de pinheiro tombando com o vento por Fernando Sobszac. pic.twitter.com/HnJgp2VlCc
— MetSul.com (@metsul) June 30, 2020
URGENTE!!!
Ciclone chega ao Brasil e atinge balneário Camboriú, com ventos acima de 100km vem destruindo prédios, casas e derrubando árvores. pic.twitter.com/vEoE48vU7Y
— Informando Pop (@informandopop) June 30, 2020
Pode chegar a São Paulo?
Segundo os meteorologistas, no Sudeste, os efeitos serão menores. O “ciclone bomba” deve apenas tangenciar o Estado de São Paulo em sua passagem pela região.
Apesar disso, a ventania causada pela frente fria em decorrência ao ciclone já causou quedas de árvores também em São Paulo e deve derrubar temperatura na capital paulista a 8ºC.