A chuvarada que cai sobre a cidade desde o fim da semana passada surpreendeu os paulistanos. Isso porque nas semanas anteriores os termômetros marcavam altas temperaturas e o Sol brilhava todos os dias. Mas como já é sabido, o verão é a época das chuvas no nosso país.
A chuva do último fim de semana de janeiro de 2022 foi especialmente volumosa e caiu também sobre áreas que já haviam sofrido vários temporais desde o início do mês. Em várias regiões da cidade, o total de chuva acumulado entre 26 e a noite de 30 de janeiro de 2022 foi quase o volume médio mensal histórico. Isto significa que em quatro dias choveu quase todo o volume de água normal para todo o mês de janeiro.
Segundo as informações do Climatempo:
Na cidade de São Paulo, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 308 mm no Mirante de Santana, na zona norte da capita paulista, de 1 a 30 de janeiro de 2022, mas quase metade deste volume (144,2 mm) ocorreu entre os dias 26 e 30 de janeiro. A média de chuva para janeiro é de 288,2 mm.
A chuva começa a dar trégua
De acordo com os dados divulgados pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as condições do tempo começam a melhorar gradativamente a partir desta terça, dia 1, mas ainda ocorrem chuvas isoladas no decorrer da semana.