×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Notícias

Chuva de meteoros Perseidas: quando, como e onde ver

By Valter Leandro

chuva de meteoro

Sabe quando observar este fenômeno astronômico, que terá o seu auge durante esta semana e que se prolonga até dia 24 de agosto. 🌠

É um dos espetáculos mais incríveis do ano, mas, no futuro, pode ser bastante catastrófico para o planeta Terra. A chuva de estrelas das Perseidas tem o seu pico precisamente hoje, dia 12 de agosto.

Ainda assim, será possível avistar a chuva de meteoros nas próximas noites e até ao próximo dia 24 de agosto. Por isso, prepare-se para fazer um desejo… ou vários, tudo depende da sua sorte para ver mais do que uma destas estrelas cadentes.

De acordo com informações da BBC, para visualizar o fenômeno aqui na região sudeste será preciso olhar para o horizonte norte na madrugada, antes de começar a clarear, a partir das 4h, aproximadamente.

Se estiver em um local sem poluição luminosa, não é necessário qualquer espécie de equipamento (telescópio, binóculos, etc.) para apreciar este espetáculo anual. Basta olhares para nordeste para encontrar a constelação de Perseus, como mostra o mapa no tweet em cima.

Publicidade

Qual é o real perigo deste fenômeno?

Todos os anos acontece o mesmo e, todos os anos, o perigo de uma tragédia para o planeta Terra deixa muitos astrônomos preocupados. É que este cometa, com o nome de Swift-Tuttle, possui um núcleo com 26 quilómetros de diâmetro, mais de o dobro do meteoro que terá extinto os dinossauros da face da Terra. 

Como curiosidade final, o Swift-Tuttle é o “objeto” mais próximo da Terra, que tem a particularidade de se cruzar com o nosso planeta repetidamente.

Foto de capa: @michal-mancewicz