×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

É tempo de Jabuticaba: visite Casa Branca, a capital estadual da fruta

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | Brasil

casa branca jabuticaba

Mais de 20 mil pés de jabuticaba garantiram o título para a cidade; e nesta época, a colheita está a todo vapor.

A cidade de Casa Branca está localizada a cerca de 230 km da capital paulista e possui mais pés de jabuticaba do que habitantes. São cerca de 30 mil pessoas, contra cerca de 22 mil pés da fruta, segundo estimativas da Casa de Agricultura do estado. Entre os meses de setembro e novembro, a cidade recebe centenas de visitantes que desejam desfrutar do período de colheita com o melhor da gastronomia local, que leva jabuticaba em cada receita.

O Festival Gastronômico da Jabuticaba é um dos principais eventos de Casa Branca e acontece anualmente durante o período de colheita. Durante o evento,  bares, restaurantes, cafés, sorveterias, lanchonetes, bistrôs e produtores locais oferecem pratos nos quais a jabuticaba é o destaque, além disso, também vendem produtos derivados e a jabuticaba in natura.

Se em 2021 já não é mais possível participar do Festival, que acabou em setembro, não significa que já não tenha razão para visitar a cidade. Isso porque diversos sítios oferecem experiências completas para os visitantes, que podem “alugar” um pé de jabuticaba e comer até dizer chega; ou até garantir a sua própria jabuticabeira e levá-la para casa já em produzindo o fruto.

Na Quinta das Duas Barras, por exemplo, oferece uma opção de turismo rural com cafés da manhã e almoços, além de visitação do ‘ninho’ da jabuticaba. No final da visita, você ainda pode garantir a sua própria jabuticabeira já produzindo, com mais de 3 m de altura. O passeio pela quinta com almoço incluído custa R$ 60 por pessoa e você pode fazer a reserva pelo site do espaço por aqui.

Publicidade

Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo,

O município tem 141 hectares cultivados por 47 produtores, os quais dedicam, em média, em suas propriedades, três hectares para a produção de jabuticaba. A média de produção considerada é de mais ou menos 90kg por planta, o que dá, aproximadamente, 2.000 toneladas da fruta produzidas, por safra, apenas no município. Por esses dados, Casa Branca é considerada a maior produtora paulista e uma das maiores do Brasil.

Sobre a jabuticaba

A jabuticaba é originária do Brasil. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a palavra de origem Tupi (Iaoutikaua, no original) significa fruto de que se alimenta o jabuti. Nativa da Mata Atlântica, é uma fruta com polpa doce e caroço azedinho, o que confere um sabor único à fruta, que proporciona diversos benefícios para a saúde.

Você já deve ter reparado que os mercados e as feiras paulistanas estão repletas de jabuticaba, não é? Então aproveite até novembro, que é quando a safra começa a terminar, para consumir a fruta no dia a dia. Neste período, as gôndolas dos supermercados ficam abastecidas com fruta de qualidade, produzidas por agricultores do interior de São Paulo, inclusive de Casa Branca.

O Que Fazer Viagens