Na última segunda, dia 1º, o estado de São Paulo anunciou que emitirá apenas a Carteira de Identidade Nacional (CIN) no lugar do Registro Geral (RG). Dessa forma, todos que decidirem tirar uma nova via de sua identidade receberão a CIN, que traz apenas o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Ainda está confuso sobre a chegada da CIN? Não se preocupe. Confira abaixo tudo o que já sabemos sobre essa mudança!
O que muda com a Carteira de Identidade Nacional?
A grande diferença da nova documentação é o desaparecimento do Registro Geral. Dessa forma, o único número de identificação dos brasileiros será o CPF.
A novidade tem como objetivo evitar fraudes. Isso porque os RGs são estaduais, o que tornava possível que cada cidadão tenha até 27 números de identificação diferentes. Já os CPFs são nacionais, o que unificará os registros dos cidadãos em todos os órgãos públicos.
Ademais, as novas identidades contam com um QR Code que permite verificar sua autenticidade, dificultando que elas sejam falsificadas ou fraudadas.
Sou obrigado a fazer a nova Carteira de Identidade Nacional?
Sim, mas sem pressa. Isso porque as carteiras de identidade antigas, com o RG, estarão valendo até 28 de fevereiro de 2032. Ou seja, você não precisa fazer a nova agora, mas terá de fazê-la no futuro.
Onde posso fazer a Carteira de Identidade Nacional?
O órgão responsável pela emissão deste documento no estado de São Paulo é o Poupatempo. Basta entrar no aplicativo e agendar o dia e horário que melhor se encaixar para você.
Quanto custa para fazer a Carteira de Identidade Nacional?
A primeira via da CIN é gratuita!
Quais documentos são necessários para emitir a CIN?
Para requerir a nova identidade, você deverá apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia simples), além de um documento com CPF.