Localizado dentro do Edifício Sé, Museu da Caixa preserva memória econômica de São Paulo.
Há tantos museus e centros culturais interessantes em São Paulo que definir o passeio da vez pode ser um desafio. Uma das boas opções presentes é a Caixa Cultural, bem na Praça da Sé.
+ 10 espaços para visitar de graça em SP
O local abriga o Museu da Caixa, cujo objetivo é preservar, exaltar e divulgar a memória e o patrimônio histórico da Caixa Econômica Federal. O acervo possui cerca de cinco mil itens entre fotografias, objetos e documentos históricos, que também traçam a história do sistema financeiro nacional.
Entre as exposições permanentes do museu, destaca-se a Sala da Presidência, onde encontra-se o mobiliário original da época e documentos como o primeiro libro de ponto, a primeira caderneta de poupança e a primeira ata. Todos os itens datam de 1875, ano em que a Caixa começou a operar em São Paulo.
Há também a Galeria dos Presidentes, com retratos a óleo das pessoas que presidiram a instituição entre 1875 e 1970; e a Sala do Penhor, com vários equipamentos utilizados na avaliação de joias.
O lugar
A Caixa Cultural ocupa o Edifício Sé, um belo e importante exemplar da arquitetura art déco na cidade. Inaugurado em 1939, o edifício foi concebido para abrigar os escritórios administrativos da Caixa Econômica Federal em São Paulo.
Assim como quase todos os prédios públicos na década de 1930, o Edifício Sé também tem estrutura que procura demonstrar a força e a soberania brasileira do Estado Novo e do regime de Vargas.
Ali dentro, logo após o hall, há uma sala decorada com um vitral com mais de seis metros de altura, feita pelo artista italiano Henrique Zucca. A obra retrata as riquezas de São Paulo: a agricultura (com destaque para o café), a indústria e a pecuária.
O Edifício Sé foi a sede administrativa da Caixa Econômica Federal até 1979, ano em que os escritórios se mudaram para a Avenida Paulista. Depois de anos de reformas, o prédio foi reaberto em 2004, já adaptado para receber o centro cultural. Hoje em dia, também abriga uma agência bancárias.
Onde: Praça da Sé, 111 – Centro