×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura Guias Secretos

Caixa Cultural: história econômica em um dos mais belos prédios da cidade

By Giulia Trecco

Caixa Cultural São Paulo

Localizado dentro do Edifício Sé, Museu da Caixa preserva memória econômica de São Paulo.

Há tantos museus e centros culturais interessantes em São Paulo que definir o passeio da vez pode ser um desafio. Uma das boas opções presentes é a Caixa Cultural, bem na Praça da Sé.

+ 10 espaços para visitar de graça em SP

O local abriga o Museu da Caixa, cujo objetivo é preservar, exaltar e divulgar a memória e o patrimônio histórico da Caixa Econômica Federal. O acervo possui cerca de cinco mil itens entre fotografias, objetos e documentos históricos, que também traçam a história do sistema financeiro nacional.

Entre as exposições permanentes do museu, destaca-se a Sala da Presidência, onde encontra-se o mobiliário original da época e documentos como o primeiro libro de ponto, a primeira caderneta de poupança e a primeira ata. Todos os itens datam de 1875, ano em que a Caixa começou a operar em São Paulo.

Há também a Galeria dos Presidentes, com retratos a óleo das pessoas que presidiram a instituição entre 1875 e 1970; e a Sala do Penhor, com vários equipamentos utilizados na avaliação de joias.

O lugar

A Caixa Cultural ocupa o Edifício Sé, um belo e importante exemplar da arquitetura art déco na cidade. Inaugurado em 1939, o edifício foi concebido para abrigar os escritórios administrativos da Caixa Econômica Federal em São Paulo.

Publicidade

Assim como quase todos os prédios públicos na década de 1930, o Edifício Sé também tem estrutura que procura demonstrar a força e a soberania brasileira do Estado Novo e do regime de Vargas.

Ali dentro, logo após o hall, há uma sala decorada com um vitral com mais de seis metros de altura, feita pelo artista italiano Henrique Zucca. A obra retrata as riquezas de São Paulo: a agricultura (com destaque para o café), a indústria e a pecuária.

O Edifício Sé foi a sede administrativa da Caixa Econômica Federal até 1979, ano em que os escritórios se mudaram para a Avenida Paulista. Depois de anos de reformas, o prédio foi reaberto em 2004, já adaptado para receber o centro cultural. Hoje em dia, também abriga uma agência bancárias.

Onde: Praça da Sé, 111 – Centro

+ 53 rolês de graça (ou quase) para fazer em São Paulo