
Uma vez ao ano, o litoral norte de SP é palco para um belíssimo espetáculo da natureza: as baleias jubarte! Esses simpáticos animais costumam marcar presença nas águas paulistas de maio a agosto, encantando os turistas com suas acrobacias pelo mar.
Mas se você quer conhecê-las, é bom se programar com antecedência. Afinal, é preciso programar uma ida até o litoral norte, em cidades que estão a, no mínimo, 2 horas de SP. Além disso, os visitantes devem contratar passeios turísticos para visitar as baleias, e eles já estão disponíveis desde já. A preços promocionais!
Baleias jubarte: saiba onde e como avistar esses animais
As baleias são visitantes sazonais, com pico de aparição no litoral norte de SP em junho e julho. Após curtirem o verão nos mares da Antártica, no inverno, elas viajam mais de 5 mil quilômetros até o nosso litoral para se reproduzirem em águas mais quentes.
Em 2024, por exemplo, o Projeto Baleia à Vista bateu o recorde de avistamento de baleias no litoral norte de SP, cerca de 70 por dia. Elas passam pertinho das cidades e até mesmo fazem acrobacias para os “espectadores”, performando saltos espetaculares para quem vai visitá-las.
Algumas cidades com tradição em “receber as baleias” são Ilhabela, Ubatuba, Bertioga e São Sebastião, onde a temporada é recebida com muita festa e expectativa. Afinal, o surgimento das baleias atrai um grande número de turistas e investimentos para o litoral norte de SP.
Então se você quer ver esses cetáceos de pertinho, já pode marcar uma escapadinha! Afinal, a venda de passeios para avistá-las já começou, com descontos de até 25% para quem comprar com antecedência.
Regras para avistar as baleias no litoral norte de SP
Chegando no litoral, é importante ficar a par das regras para aproveitar a temporada das baleias de forma segura e sustentável.
Primeiramente, é preciso fazer o passeio em um barco autorizado. Ele deve ficar a 100 metros de distância do animal, com motor neutro, com permanência máxima de meia hora. Está proibido nadar ou mergulhar perto delas.
Para mais informações sobre os passeios autorizados, confira o site do Circuito Litoral Norte.