Depois da melhor cerveja e melhor vinho do mundo, chegou a hora de São Paulo se destacar em mais um prêmio gastronômico. Um azeite do interior paulista acaba de receber o título de melhor do mundo, superando marcas com tradição no mercado internacional.
O reconhecimento veio no Flos Olei 2025, premiação internacional especializada. Após degustar rótulos de todo o mundo, o júri elegeu o Koroneiki, da Azeite Sabiá, o melhor médio frutado do planeta. Além disso, a marca também recebeu nesta quarta, 25, a distinção de melhor blend do Hemisfério Sul por outra premiação estrangeira. Conheça os detalhes a seguir!
Melhor azeite do mundo é de Santo Antônio do Pinhal
O Azeite Sabiá surgiu em 2014, pelo casal Bia Pereira e Bob Costa. Apaixonados por olivicultura, ambos lançaram seu primeiro rótulo comercial em 2020, e logo entraram no radar das competições internacionais. A produção ocorre em Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, região que se destaca atualmente pela produção de azeite de oliva.
O Koroneiki, recém-eleito o melhor do mundo, é produzido a partir de uma azeitona de mesmo nome, cuja origem é da Grécia. O rótulo está disponível por R$129 no site do Azeite Sabiá, que descreve como tendo sabor frutado com notas de folha de tomate e maçã verde, além de picância e amargor moderados.
Dobradinha: Azeite Sabiá também recebeu prêmio por outro rótulo
Nesta quarta, 25, o Azeite Sabiá também levou para casa o título de melhor blend do Hemisfério Sul no EVOO IOOC Awards, um dos concursos mais prestigiados do setor de azeites de oliva extravirgem. Mais de 700 rótulos de diversos países estiveram na competição, que passou por longa trajetória de degustações até se decidir pelo vencedores.
O prêmio foi para o Blend de Terroir, outro rótulo de peso da marca. O azeite, que leva as azeitonas Arbequina, Arbosana, Koroneiki e Coratina, harmoniza bem com frutos do mar, pizzas, carnes e massas. Ele também está disponível para compra no site da Azeite Sabiá, por R$129.