Uma escola pública da zona norte de São Paulo é, oficialmente, uma das melhores do mundo. Localizada na zona norte da capital, a Escola Estadual Deputado Pedro Costa é finalista no prêmio World’s Best School, que nomeia as melhores instituições educacionais de países no mundo todo. É a única representante do Brasil na lista.
Quem organiza o prêmio é a T4 Education, plataforma global que tem como objetivo premiar e apoiar projetos de desenvolvimento na educação do mundo todo. Se vencedora, a Escola Deputado Pedro Costa receberá 50 mil dólares (cerca de R$ 275 mil) para investir na melhoria de suas dependências e projetos educacionais. Saiba mais a seguir!
Escola Estadual Deputado Pedro Costa pode receber prêmio de melhor do mundo
A Escola Estadual Deputado Pedro Costa fica na Vila Isolina Mazzei e oferece educação inegral para 305 alunos do ensino fundamental. Ela concorre ao prêmio de Melhor Escola na categoria Colaboração Comunitária, ao lado de outras duas instituições do Estados Unidos e Argentina.
A escola conta com diversas iniciativas, como Clube de Xadrez, aulas de atletismo e ginástica artística, que unem estudantes, professores e a comunidade local. Para implementá-las, o corpo docente conta com o auxílio da ONG Parceiros da Educação, que atua em cerca de 700 escolas da capital. Assim como do Instituto SYN, que promove projetos e ações de responsabilidade social.
Xadrez e atletismo como ferramentas transformadoras
De acordo com o professor Leonardo Alcântara, criador do Clube de Xadrez da E. E., o jogo estratégico é utilizado como método para aperfeiçoar as habilidades cognitivas dos estudantes, bem como suas relações interpessoais. Isso porque o xadrez os ensina a pensar no futuro e refletir sobre as consequências de suas ações, tanto no jogo quanto na vida real.
Da mesma forma, os programas de atletismo e ginástica artística contribuem para o desenvolvimento da resiliência e das noções de trabalho em equipe. Coordenados pelo professor Luiz Fernando Junqueira, essas iniciativas demonstram sua eficácia através do aumento no engajamento dos alunos em competições, assim como na maior participação da comunidade local em eventos esportivos.