
Há 65 anos, em 21 de março de 1960, nascia aquele que se tornaria um dos maiores ídolos do Brasil. Estamos falando de Ayrton Senna, piloto de Fórmula 1 que ganhou o coração do mundo inteiro com seu carisma e conquistas no automobilismo.
O que alguns não sabem, porém, é que Senna também era paulistano de carteirinha. O piloto nasceu em São Paulo e, aliás, passou boa parte de sua juventude na Serra da Cantareira, Zona Norte da capital. Assim, há muitos endereços que mantêm vivo o legado do piloto, não apenas por homenagens póstumas mas por guardarem resquícios de sua passagem por aqui.
Ayrton Senna em SP: siga os passos do piloto mais icônico de F1
Antigas casas de Ayrton Senna em São Paulo
Em seus primeiros anos de vida, Ayrton Senna viveu com a família em uma casa na Rua Condessa Siciliano, no Jardim São Paulo. Muitas das fotos que vemos do tricampeão durante a infância foram tiradas lá!
Hoje em dia, o imóvel não está mais com a família Senna. Mas em entrevista para o G1, a atual proprietária, Marina Rey Rachas, afirma que mantém a fachada da casa intacta, da mesma forma como era na infância do piloto.
Até o antigo quarto de Ayrton está preservado, com a mesma cama e armário que eram usados por ele. Apesar de a casa não estar aberta para visitas, é comum que fãs, mesmo estrangeiros, façam visitas à rua para tirarem fotos na fachada.
Anos mais tarde, enquanto já competia, o piloto adquiriu outra casa na Zona Norte. O imóvel está na Rua Doutor Edson de Mello, 96, na Vila Maria Alta, e servia como escritório do piloto.
Após muitos anos vazia, a casa recebe atualmente uma escola infantil. Os novos inquilinos acabaram modificando a clássica fachada dos tempos de Ayrton Senna, mas o endereço ainda é um importante ponto de passagem do piloto por SP.
Kartódromo de Interlagos
O Kartódromo de Interlagos Ayrton Senna não recebeu este nome à tôa. Afinal, foi lá que o tricampeão mundial deu os seus primeiros passos como piloto. Em 1973, por exemplo, o kartódromo municipal foi palco para sua primeira vitória oficial.
Além disso, era lá que ele treinava suas habilidades em pista molhada durante a juventude, preparando-se para, no futuro, receber o título de “Rei da Chuva”.
Autódromo de Interlagos
Por fim, outro espaço paulistano que marcou a vida do piloto foi o Autódromo de Interlagos, onde Senna venceu, por duas vezes, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Mas não é apenas no pódio que o piloto marcou presença.
Em 1990, o autódromo passou por uma reforma que mudou drasticamente o traçado de sua pista. Durante as mudanças, o automobilista sugeriu uma curva em forma de “S” que ligasse dois trechos retos, e a ideia pegou. Assim nasceu o famoso “S do Senna”, que não tem esse nome apenas por homenagem. Ele mesmo quem propôs o design!
Hoje em dia, o Autódromo de Interlagos recebe diversas homenagens ao ilustre piloto, que fez história em suas pistas. Uma delas é a Escultura de Ayrton Senna, que possui 3,5 metros de altura e foi idealizada pela sobrinha do piloto, Lalalli Senna.
Feita de alumínio polido e facetado, o busto faz parte do circuito artístico “Nosso Senna”, cuja inauguração em 2023 tinha como objetivo celebrar o tricampeão mundial de Fórmula 1.
Outra homenagem em Interlagos é o mural de Eduardo Kobra, um dos mais de dez que o artista já fez sobre o piloto. Inaugurado em 2020, o desenho representa a vitória de Ayrton Senna no GP Brasil de 1991, quando conseguiu o primeiro lugar após correr apenas com a sexta marcha de seu carro.
Ou seja, se você quer seguir os passos de Ayrton Senna em SP, não pode deixar de visitar Interlagos. Além das competições e shows que ocorrem lá com frequência, você pode visitar as instalações em dias sem eventos. Só não dá para andar na pista de corrida!