CityTree é o nome da estrutura móvel que, literalmente, se alimenta de poluição para limpar o ar das cidades
Apesar do nome, a “árvore da cidade” é basicamente uma grande parede cheia de diferentes tipos de musgo, capazes de consumir partículas e outros compostos químicos gasosos, ao mesmo tempo que produzem oxigênio. De acordo com seus criadores, a estrutura tem a capacidade de absorver a mesma quantidade de dióxido de nitrogênio e partículas microscópicas do ar que 275 árvores naturais.
Desenvolvida na Alemanha, cada “CityTree” (ou árvore da cidade) pode absorver 250 gramas de partículas por dia e armazena 240 toneladas métricas de CO2 por ano. Com esses benefícios, essas torres de musgo pode ser uma poderosa ferramenta para melhorar a qualidade do ar em centros urbanos, onde há um maior nível de poluição atmosférica.
De acordo com a companhia, a estrutura ainda tem benefícios como a capacidade para armazenar grandes quantidades de umidade, mantendo o ar mais fresco em dias de altas temperaturas, por exemplo. Além disso, conta com sensores embutidos que permitem medir a qualidade do ar e avaliar a sua eficiência.
O que você acha da ideia? Consegue imaginar os painéis espalhados pela cidade?
Foto de capa:@green_city_solutions