×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura

Artistas “Secretos”: conheça músicos pouco conhecidos de São Paulo

By Giulia Trecco

músicos são paulo

Nós queremos ajudar os artistas da capital a serem descobertos; por isso, contamos as histórias de quem nos segue.

Na semana em que a cidade entrou em Fase Emergencial, nós decidimos criar uma nova série de conteúdos. Assim, nasceu a Artistas “Secretos”, onde vamos apresentar criadores das mais diversas áreas artísticas. Para isso, nós contamos com a participação dos seguidores que nos contam as suas trajetórias de trabalho.

Na última segunda, dia 15, começamos este projeto no nosso Instagram. Então, os seguidores tiveram a chance de contar um pouco das suas trajetórias na área da música. Conheça as suas histórias e valorize os artistas da capital paulista.

Juca

Juca é compositor desde 2012, quando ainda cursava a faculdade de Engenharia de Produção. Antes mesmo de gravar seu primeiro álbum, a cantora Luiza Possi gravou uma música de sua autoria e, assim, ele começou a carreira como compositor.

Ao terminar a universidade, o jovem lançou o seu primeiro álbum intitulado Pode Vir. Produzido pelo irmão, Tó Brandileone, um dos membros da banda 5 a Seco, o trabalho levou Juca a algumas casas importantes de São Paulo, como o Café Piu Piu, Tom Jazz, Na Mata Café, entre outros.

Juca combina o clássico da MPB com o pop, com melodias e acordes alegres. Escutem o seu mais novo lançamento, Se o amor é um lugar.

Bamboo BR

Nos palcos desde 2012, o Bamboo BR, original de São Paulo, é um dos nomes da nova geração do reggae brasileiro. O grupo possui milhares de streamings nos apps de música e já dividiu o palco com artistas como Capital Inicial, Onze 20, Strike, entre outros. O grupo é formado por Ade Jam (voz e guitarra), Luana Jones (voz), Paulo George (bateria), Renato Dorta (teclado), Italo Spioni (baixo), Luizinho Nascimento (trompete) e Bill Barros (trombone).

A nova composição do vocalista Ade Jam, inspirada no momento atual onde a tecnologia tomou proporções maiores que a própria vida no dia a dia das pessoas, Reconectar foi produzida em parceria com Luizinho Nascimento. Confira o clipe.

Camelopardo

A Camelopardo formada por Ellen Stefanie (vocal), Pedro Sobreira (guitarra), Luiz Henrique (baixo) e Ícaro Lopes (bateria) foi criada em 2017, inicialmente tocando covers de bandas de rock e soul como Beatles, Joss Stone, Mutantes, Monophonics, entre outros. Após algum tempo e várias letras escritas, decidiram levar o som além e trabalhar as composições autorais.

Confira um dos videoclipes da banda, Alice. A música faz parte do EP Camelopardo, que conta com 5 canções sobre a vida cotidiana, aflições e amor próprio e sentimentos através do olhar das mulheres.

Vitu Marques

Desde os 11 anos, Vitu começou a tocar violão e se dedicar a música. Hoje, aos 19, o jovem compõe suas próprias músicas. O cantor traz para o seu estilo as influências que teve no decorrer da juventude, como MPB e Rock Nacional, mas também rap e o hip hop.

Hoje, além de um projeto de R&B, Vitu Marques tem projetos individuais como o seu último single Vênus (classe A) com participação do Lu Caas.

Rafa Coelho

Aos 35 anos, o paulistano Rafa Coelho se define como um ‘marqueteiro de profissão e musicista de missão’. Apesar de não ter a música como fonte de renda, ele já se aventurava a tocar em barzinhos e festas nas noites da cidade.

Com a chegada da pandemia em 2020 e a mudança do trabalho 100% remoto, ele resolveu utilizar o tempo extra para investir em um projeto musical que há anos vinha ensaiando. Depois de compor letras e melodias que refletiam os seus sentimentos daquele momento, decidiu lançar por conta própria e independente o single Lição, onde trata da indiferença de algumas pessoas frente à questões delicadas como empatia, educação, descaso e etc.

HoCA

José Rubens Scharlack tem o que ele mesmo chama de uma “banda de um homem só chamada HoCA”. O advogado é um amante da música desde cedo e começou a compor aos 14 anos, sem nunca ter estudado sobre. Apesar de não ter seguido a carreira musical, a paixão pela música falou alto e em paralelo ao Direito, ele começou a gravar as suas composições.
Como é advogado em integral, Scharlack não faz apresentações ou shows. Mas esse verdadeiro músico secreto de são Paulo utiliza as plataformas digitais para divulgar os seus álbuns e singles. Confira a música Falling, escrita depois de o cantor assistir ao filme O Lado Bom da Vida no cinema.

Gi Trecco

Podem me acusar por privilegiar o meu irmão neste texto, mas prefiro ser chamada de irmã coruja. O paulistano Giovanni Trecco encontrou na música a maneira de se expressar no mundo. Saído de uma casa sem artistas, ele aprendeu a cantar e tocar diversos instrumentos de maneira (quase) autodidata, frequentando aulas particulares em vez de trilhar um caminho mais tradicional de estudos.
Depois de se apresentar pelos vagões do Metrô de São Paulo, levando alegria aos viajantes, Giovanni resolveu se aventurar pela Europa levando um cavaquinho em uma mão e um trompete na outra. Hoje, ele se prepara para lançar o seu primeiro single nas plataformas digitais enquanto se apresenta nos vagões do Metro do Porto, em Portugal. Confira o seu cover da canção Tiro ao Álvaro, de Adoniran Barbosa.

David Alan

Natural de Lorena, no interior de São Paulo, iniciou o estudo de música em uma Igreja Evangélica. Por conta da sua desenvoltura no trompete, foi convidado para um solo do instrumento com a banda do 5º Batalhão de Infantaria Leve do Exército.

Publicidade

Descobriu o Jazz quando estudava no Instituto Musical Bittencourt, em Cruzeiro. Participou de Festivais de Música como o 17° Festival Internacional de Música Colonial Brasileira, Jazz Festival de Penedo, Festival de Música de Teresina. Hoje, atua como Trompetista Popular em parcerias com artistas e a Big Band de Jazz.

Concê

Esse é o nome artístico da Carol, uma cantora natural de São Paulo, que sempre quis ser cantora e aos 15 anos transformou o sonho em profissão. Ela cantou em barzinhos em cidades do Nordeste do país, gravou suas músicas autorais e, no ano passado, voltou para a capital paulista.

Em agosto de 2020, Concê viu um artista de Metrô, conhecido como Pedro do Vagão, tocando e foi o empurrão que ela precisava para experimentar esse novo palco. Como ela conta, foi no Metrô que aprendeu a abordar o público de uma maneira única e desenvolveu um carisma que não se aprende em outro lugar senão na rua.

Dani Vieira

Baiana de Salvador, Dani Vieira é cantora, compositora, instrumentista e produtora musical. Hoje morando em São Paulo, a artista investe na carreira solo desde 2019.

A quarentena trouxe uma nova linguagem para conteúdos audiovisuais, com as plataformas sociais estimulando a criatividade e incentivando produções por meio dos smartphones. Atenta a essa tendência, Dani gravou o clipe de Vendaval, seu primeiro single de 2021. Gravado na vertical e pelo celular da artista, o clipe tem um clima caseiro e traz situações que embalam o amor de Dani e de sua companheira, Nayara Ruiz.

Rick Marini

O cantor e compositor aqui de São Paulo Rick Marini começou a ter bandas na adolescência. Passou pelas roqueiras Madeleine, Rock For Fun e incorporou um grupo que se dedica a covers de trilhas sonoras, chamado The Hollywoods. Em paralelo, formou-se engenheiro e deixou a música de lado.

Depois de um tempo, o destino o levou de volta para a música, e teve a oportunidade de gravar suas canções autorais em um EP. Confira o vlipe da música É Só Chegar.

Double Boss Blues

O projeto se iniciou em 2015 com Leone da Gaita realizando uma grande pesquisa sobre a história do blues e convidou no decorrer do caminho o guitarrista Bruno Gouvêa para compor essa parceria. Desde então, realizam o show interativo, “Blues – do Mississippi à Chicago ” apresentando histórias marcantes que retratam os primórdios do blues.

Para quem quer aprender

Como nem todo mundo nasce com o dom da música em si, um empurrãozinho pode ajudar. O músico e professor de guitarra e violão Daniel DCSMello adotou como missão ajudar todos que querem aprender música, principalmente, quem acredita que nunca vai conseguir aprender. Aos sábados, ele ensina através de uma aula ao vivo e online.

Conhece algum músico ‘secreto’ que merece aparecer na nossa lista? Envie para o nosso email saopaulo@secretmedianetwork.com

+ #Girlbosses: 5 mulheres que tocam o próprio negócio

Foto de capa: Athena