Estudantes receberão materiais e conteúdos pedagógicos de forma gratuita através do correio! Conteúdo também ficará disponível online.
A Prefeitura de São Paulo disponibilizará aos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, matriculados na Rede Municipal de Ensino, materiais e conteúdos pedagógicos para serem desenvolvidos após o fim do recesso escolar, previsto para o dia 9 de abril.
Segundo o prefeito Bruno Covas, o material servirá para a retomada das aulas ainda dentro de casa. Como as escolas ainda não tem previsão de reabertura, os cadernos que serão enviados aos alunos têm conteúdo para dois meses.
Os alunos que vivem na cidade de São Paulo, receberão via correio, direto no endereço cadastrado e atualizado pelas famílias durante o período de matrícula. O conteúdo também ficará disponível on-line permitindo que outras redes pelo Brasil baixem o conteúdo e utilizem para o ensino em suas cidades.
Sobre o material
Para os alunos com idade inferior a 6 anos, o material apresenta possibilidades de interação e brincadeiras que complementam e auxiliam nos processos de aprendizagem dos bebês e das crianças pequenas, além de indicações de leitura, montagem de brinquedos e jogos.
Para os estudantes do 1º ao 9º ano do ensino Fundamental, os materiais foram divididos nos eixos Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais. Todo o conteúdo foi distribuído em 120 páginas ilustradas, além dos conteúdos também há exercícios relativos a cada disciplina.
O material para os alunos do Ensino Médio segue as diretrizes do Enem, e está voltado às atualidades. O conteúdo é dividido em 63 páginas com atividades que contemplam as quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
Por meio de carta, os pais e responsáveis também terão dicas de como organizar uma rotina de estudos, que inclui as atividades, brincadeiras e jogos para que os estudantes se mantenham motivados a estudar e sigam aprendendo, durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19 (Coronavírus). O material também traz dicas às famílias de alunos com deficiência, para orientarem e integrarem os estudantes à rotina de conhecimento em casa.
A prefeitura está desenvolvendo uma plataforma digital para que professores e estudantes fiquem em contato e não se distanciem dos estudos. Nela, os professores poderão disponibilizar conteúdos e atividades, vídeos e outros recursos para aprofundamento dos conteúdos já estudados e, também, falar sobre as dúvidas dos estudantes.
Foto de capa: klimkin