Uma cidade do interior de São Paulo ganhou destaque nacional ao ser eleita a mais desenvolvida do Brasil — pelo quinto ano consecutivo. A pequena Águas de São Pedro fica a 185 quilômetros da capital e ficou novamente em primeiro lugar no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que avalia municípios de todo o país.
Por que Águas de São Pedro tem alto índice de desenvolvimento?
Para chegar aos resultados, o índice leva em conta dados públicos sobre educação, saúde, emprego e renda. Por fim cada município recebe um resultado de 0 a 1, sendo que resultados mais próximos de 1 representam melhor desenvolvimento.
Águas de São Pedro alcançou a nota de 0,8932, a mais alta de todo o país. Um número que aumenta a cada avaliação, mantendo seu lugar de destaque no pódio estadual e nacional.
Isso se dá por uma série de fatores, como a alta proporção de empregos formais. Enquanto a média nacional é de 21%, em Águas de São Pedro, esse número sobe para 54%.
Outro critério importante é o alto número de médicos. O município tem 7 profissionais a cada mil habitantes, enquanto a média das cidades brasileiras é de apenas 1.
Cidade mais desenvolvida também é a menor de São Paulo
Antes de se sobressair no quesito desenvolvimento, Águas de São Pedro já detinha um título curioso: o de menor cidade de São Paulo. Com 3,61 km² de território, o município é um pouco menor do que a Cidade Universitária da USP, que ocupa 3,7 km².
Apesar de pequena, a cidade atraí cada vez mais visitantes por ter fontes de águas hidrominerais com o maior teor de enxofre nas Américas. Assim, mais de 750 mil turistas passam em Águas de São Pedro a cada ano, para aproveitar seus balneários com massagens e banhos medicinais. Um número impressionante para uma cidade de apenas 2780 habitantes!