Atualmente, a estação de metrô mais próxima do Aeroporto de Congonhas é a São Judas, a cerca de 4km de distância. Por isso, quem tem voo marcado e deseja chegar ao terminal de transporte público, precisa pegar um trem da Linha 1-Azul até a estação e complementar o trajeto com 30 minutos de ônibus, ou 1 hora de caminhada. O que pode ser um sufoco, dependendo da quantidade de bagagens.
Mas nada temam, viajantes, pois essa realidade está prestes a mudar! Nesta semana, a capital recebeu o primeiro trem do novo do monotrilho da Linha 17-Ouro, que fará a ligação entre Congonhas e as estações de Jabaquara e São Paulo-Morumbi. Dessa forma, os paulistanos poderão acessar o aeroporto diretamente pelo metrô, sem necessidade de baldeação com outros meios de transporte. Confira tudo o que sabemos sobre a obra a seguir:
Quando o metrô para o Aeroporto de Congonhas estará disponível para a população?
A promessa da Linha 17-Ouro não é de hoje. Afinal, o projeto inicial já tem mais de década, sendo que inicialmente as obras estavam previstas para acabar antes da Copa do Mundo de 2014.
Após alguns anos de atraso, porém, os trabalhos finalmente seguem curso. Neste fim de semana, São Paulo recebeu o primeiro trem que fará o percurso da Linha 17-Ouro, oriundo da China. A partir de agora, ele precisará de um mês para ser montado e passará por uma série de testes de segurança, até ser liberado para operação.
A previsão é que os próximos trens cheguem ao Brasil no decorrer de 2025, com inauguração da Linha 17-Ouro em 2026.
Como será o metrô da Linha 17-Ouro?
A Linha 17-Ouro terá 17,7km de extensão, ligando as estações Jabaquara e São Paulo-Morumbi ao Aeroporto de Congonhas. Com isso, ele fará ligação com as linhas 9-Esmeralda e 5-Lilás.
Ela contará com 14 monotrilhos, cada um com 5 carros, 69 assentos e capacidade total para 616 passageiros. Haverá assentos prioritários e espaço reservado para pessoas com deficiência.