Se você pensa em visitar a Europa, é melhor ficar atento desde já às novas exigências para conhecer o Velho Continente. Isso porque, a partir de 2025, cidadãos brasileiros vão precisar solicitar um “visto” para ingressar na União Europeia. A medida tem como objetivo fortalecer a segurança do bloco diante do grande fluxo de turistas estrangeiros.
O tal “visto” na verdade é o ETIAS, Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. Tem dúvidas sobre ele? Não se preocupe, pois aqui está tudo o que você precisa saber para viajar tranquilo!
Como funciona o ETIAS, novo “visto” para a Europa?
O ETIAS, Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (do inglês “European Travel Information and Authorization System”) é uma nova autorização necessária para entrar nos países da União Europeia. Ela permitirá ao turista ficar no continente por até três meses.
Ou seja, o ETIAS não será um visto propriamente dito, e sim uma autorização prévia de viagem. Por isso, os procedimentos para consegui-lo prometem ser mais simples do que para um visto tradicional: em vez de entrevistas e idas a consulados, o viajante precisará apenas preencher um formulário online e pagar uma taxa de 7 euros (cerca de 35 reais).
A partir daí, as autoridades europeias farão uma verificação de segurança do solicitante, determinando com antecedência se ele poderá ou não entrar em seu território. Quando aprovado, o turista terá três anos de livre acesso à UE, a não ser que o seu passaporte expire. Neste caso, ele deverá fazer um novo documento e solicitar o ETIAS novamente.
Quais países vão exigir o ETIAS de brasileiros?
Turistas brasileiros precisarão do ETIAS para entrar em trinta países europeus. São eles os países membros do Espaço Schengen, área de livre circulação de pessoas onde cidadãos europeus e turistas podem transitar por fronteiras internacionais sem passar novamente pela imigração.
Países que irão exigir o ETIAS de brasileiros: Áustria, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.
Para quem o “visto” será obrigatório?
O ETIAS será necessário para quem não for cidadão da União Europeia e não possua visto de residência para algum país da região. Ele é uma autorização para turismo, portanto, quem desejar trabalhar ou estudar na UE ainda precisará passar pelo processo de visto de trabalho ou estudante, que pode envolver consulados e afins.
Quando o “visto” para a Europa entrará em vigor?
Até então, está previsto que o ETIAS entre em vigor para brasileiros a partir de maio de 2025.