×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

Há uma vinícola na Penha de França e você pode visitá-la

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | Brasil

Vinícola penha sp Lucano

Parece difícil acreditar, mas na Zona Leste de São Paulo – mais especificamente, no bairro da Penha de França – há uma vinícola que produz há mais de 30 anos vinhos artesanais dentro da capital.

+ 10 lugares que você não pode deixar de conhecer na Zona Leste

Quem dizer, hoje em dia, a produção não é feita totalmente por lá, mas já vamos explicar tudo!

A história da Vinícola Lucano

A Vinícola Lucano originou-se do trabalho familiar da família Lence, que imigrou do sul da Itália para São Paulo na década de 1960.

Em 1967, a família adquiriu uma casa na Rua Mirandinha, com um quintal bastante espaçoso. Desde então, o patriarca, Leonardo Lence, começou a cultivar a uva do tipo Moscato em seu quintal.

Assim, no final dos anos 1960 e início dos 1970, colhendo uvas de seu pequeno parreiral e complementando a quantidade necessária com uvas adquiridas no mercado, a família retomou a tradição de seus antepassados e começaram a fazer vinho para consumo da família e dos amigos.

No porão da casa, onde atualmente funciona o museu do espaço, foram feitas adaptações para se “descansar o vinho”. Hoje, estão conservados os equipamentos que foram utilizados na época.

Até que, em 1987, a família Lence resolveu transformar a produção familiar em uma pequena empresa. Surge, então, a Vinícola Lucano. 

Produção artesanal

Com a necessidade de aumentar a produção, a vinícola estabeleceu parcerias com vinicultores do país e, desde então, o processo de vinificação começa no local de origem das uvas.

Publicidade

Depois de dois a três meses de sua elaboração inicial, o vinho é levado até vinícola na Penha de França. Ali, sob os cuidados de Rocco Lence, filho do senhor Leonardo, o vinho tinto é submetido a envelhecimento em toneis de madeira de lei e barris de carvalho. Enquanto isso, o branco permanece em tanques de aço inox.

Após um período adequado de estágio, os vinhos são engarrafados, passam por um novo período de envelhecimento, agora, em garrafas, para, depois, serem rotulados e comercializados na loja.

Visita monitorada

Você pode conhecer, sem sair de São Paulo, como se dá o processo vinificação – envelhecimento, engarrafamento, guarda -, quais os tipos de vinhos, etc.

Também no passeio, pode visitar a cantina e ver os tanques onde os vinhos brancos e tintos passam pelo processo de envelhecimento.

Além disso, o passeio passa pela cave, uma espécie de adega onde os vinhos em garrafas são armazenados em temperatura adequada para manter a sua qualidade.

O passeio dura de 45 a 60 minutos e é preciso agendar a visita através de um dos canais de contato:

  • Tel: (11)2684-6209
  • WhatsApp: 94461-2519
  • E-mail: contato@lucano.com.br

⏰ Horário de funcionamento:

  • De terça a sexta, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h30
  • Sábado, das 9h30 às 16h30

Onde: Rua Mirandinha, 888 – Penha de França

+ Conheça a lenda por trás da fundação da Penha

Tags: vinho
Comer e Beber Guias Secretos