×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura

‘Véxoa: Nós sabemos’ é a nova exposição da Pinacoteca

By Giulia Trecco

Véxoa Pinacoteca

Esta é a primeira exposição com trabalhos de artistas indígenas contemporâneos apresentada na Pinacoteca.

A Pinacoteca de São Paulo inaugurou uma exposição dedicada à produção indígena contemporânea, com curadoria da pesquisadora indígena Naine Terena. Véxoa: Nós sabemos conta com a presença de 23 artistas/coletivos de diferentes regiões do país, apresentando pinturas, esculturas, objetos, vídeos, fotografias, instalações, além de uma série de ativações realizadas por diversos grupos indígenas. Os trabalhos podem ser vistos pelo público a partir na Pina Luz.

Sobre a exposição

A exposição ocupa as três novas salas para exposições temporárias, localizadas no segundo andar da Pina Luz, em diálogo com a nova apresentação das coleções do museu.

Os trabalhos selecionados, obras históricas e contemporâneas de artistas individuais e também de coletivos, demonstram a pluralidade da produção de artistas indígenas. São pinturas, instalações, esculturas, objetos, vídeos e fotografias que desmistificam a produção artística indígena à condição de artefato ou artesanato.

Em Véxoa, a organização expositiva dos trabalhos não é cronológica, pois leva em consideração as diferentes temporalidades da produção artística indígena.

Publicidade

Os ingressos são gratuitos para todos, todos os dias da semana, mas é necessário reservar no site da Pinacoteca. Lembrando que o ingresso para a Pina Luz não dá acesso à exposição OSGEMEOS: Segredos.

Veja também: Pinacoteca reabre com exposição d’OSGEMEOS

Foto de capa: