Nos últimos anos, o Rio Pinheiros e seus arredores vêm passando por um processo intenso de despoluição e revitalização. E esse projeto acaba de avançar mais um passo, com a inauguração da primeira fase da Usina São Paulo.
Trata-se de um novo espaço para eventos na Marginal Pinheiros, próximo ao Parque Bruno Covas. Esta é a primeira entrega de um complexo que, futuramente, receberá restaurantes, área para escritórios e espaços culturais. Confira tudo o que sabemos sobre a novidade!
Usina São Paulo: projeto promete revitalizar Marginal Pinheiros
A Usina São Paulo é um projeto público-privado cujo objetivo é revitalizar e desenvolver a região da Marginal Pinheiros. O primeiro passo foi justamente a inauguração do novo espaço de eventos, que será gerenciado pela Casa Fasano e requeriu cerca de R$ 35 milhões.
O espaço conta também com um estacionamento com capacidade para 250 carros, que ficará disponível para visitantes do Parque Bruno Covas em dias sem eventos.
Complexo terá também com rooftop e atrações gastronômico-culturais
Agora, a segunda fase contará com a revitalização do prédio da Usina São Paulo, que dá nome ao projeto. Nascida em 1940 como Usina Elevatória de Traição, a usina serve hoje como um regulador do nível do Rio Pinheiros, impedindo enchentes em épocas com maior volume d’água.
Após a revitalização, o edifício receberá um rooftop com vista panorâmica da cidade, restaurantes e espaços culturais. O objetivo é criar um novo espaço turístico na região, que aproxime o público do Rio Pinheiros.
Por enquanto, a previsão é que as obras do complexo finalizem no segundo semestre de 2025.