Nesta terça-feira, dia 03, o resultado do Concurso Público Nacional de Arquitetura foi divulgado. A ação definiu a nova nova sede do Governo de São Paulo e impressionou pela região onde o projeto será construído: entre a Praça Princesa Isabel e o Palácio dos Campos Elíseos, conhecida como “Cracolândia”.
O projeto selecionado foi criado pelo escritório Opera Quatro e visa a revitalização da área e racionalização dos custos de operação. Assim, a construção dará uma segunda chance ao bairro que amedronta os paulistanos pela violência, assaltos e concentração de usuários de drogas ilícitas.
No dia 19, ocorrerá a homologação final do vencedor e, então, o projeto será viabilizado.
Conheça o projeto vencedor da nova sede do governo
O projeto arquitetônico do novo centro administrativo do Estado de São Paulo propôs um complexo de edifícios de diferentes alturas conectados com passarelas. Além disso, haverá lojas, pátios e um estacionamento na construção.
Segundo o arquiteto da Opera Quatro, Pablo Chakur, em entrevista para o Estadão: “Estamos muito felizes pelo resultado do concurso e acreditamos que este seja o primeiro passo para a transformação do bairro dos Campos Elíseos e do centro de São Paulo.”
O que motivou a mudança?
Atualmente, em torno de 60 prédios espalhados pela capital comportam a administração do Estado. Assim, o projeto visa centralizar as secretarias, empresas públicas e demais entidades de gestão para melhor desempenho da entidade.
Portanto, pode-se esperar que, em alguns anos, o bairro Campos Elíseos fique de cara nova, com mais um grande projeto arquitetônico se destacando na Cidade de São Paulo.