
Uma das cidades praianas mais queridas de São Paulo acaba de tomar uma decisão que mudará a forma como os banhistas desfrutam de sua orla. Estamos falando de Ubatuba, que a partir de agora, proíbe o uso de barracas, tendas e similares em suas praias.
A medida busca melhorar a experiência dos visitantes, com mais segurança e organização das praias. Então se você está pensando em dar um pulo no litoral norte, fique de olho nos detalhes para não ter nenhuma surpresa!

Sem muvuca: Ubatuba proíbe tendas e barracas nas praias
A nova lei que proíbe os equipamentos foi anunciada no Diário Oficial do município. Segundo o autor da proposta, o vereador e presidente da Câmara Gady Gonzalez (MDB), a ocupação exacerbada da areia dificulta o trabalho dos salva-vidas, atrapalha a locomoção dos visitantes e contribui para que crianças se percam no local. Além disso, pode danificar a vegetação nativa.
Assim, a regulamentação do uso de tendas, barracas e gazebos contribui para uma maior organização e limpeza visual das praias de Ubatuba, otimizando o trabalho de profissionais de segurança e a própria estadia dos banhistas.

E guarda-sol? Ainda pode usar?
Uma dúvida dos turistas é quanto ao guarda-sol. Será que também está proibido? E nas praias sem sombra, teremos que ficar no Sol? Não se preocupe: você ainda pode garantir a sua sombrinha, mas com moderação. Isso porque o uso guarda-sóis está liberado, sejam individuais ou familiares, mas eles podem ter no máximo três metros de diâmetro.
Quem descumprir a lei terá os equipamentos retirados da praia e apreendidos pela fiscalização. Também terá que pagar multa de R$1000, além de arcar com as despesas para remoção e transporte das estruturas.
Assim, tendas e barracas só podem “pisar na areia” caso façam parte de ações de órgão públicos ou instituições autorizadas de turismo, saúde ou em caso de ações emergenciais.
