Você conhece o Teatro Oficina? Localizado no coração do Bixiga, um dos bairros mais emblemáticos de São Paulo, ele não é apenas um espaço para peças de teatro, mas sim uma obra de arte por si só. Construído em 1958, sua história combina a resistência e o vanguardismo da cultura paulistana.
Até hoje, sua programação única apresenta performances inovadoras. Entre música, peças e até mesmo desfiles de moda, este espaço cultural é considerado um dos melhores teatros do mundo. Se você ainda não conhece, vale a pena conferir o que está em cartaz e mergulhar nesta experiência.
Conheça a história do Teatro Oficina Uzyna Uzona:
Como o nome sugere, o Teatro Oficina se propõe a ser um lugar de inovação, criação permanente e nada convencional. O local é sede da companhia de teatro homônima, uma das mais longevas ainda em atividade no país.
Fundado pelo célebre diretor Zé Celso, o espaço ficou conhecido por sua resistência, principalmente durante a ditadura, quando produziu algumas peças com teor político e críticas sociais. Até hoje, o teatro preza por dar voz às minorias.
Uma obra de Lina Bo Bardi
Em 2015, o jornal The Guardian elegeu o Teatro Oficina Uzyna Uzona como o melhor teatro do mundo na categoria projeto arquitetônico. E sabe quem assinou sua criação? Lina Bo Bardi, a mesma mente brilhante por trás do MASP e do SESC Pompeia.
A ideia da arquiteta era aproximar o espaço da rua e tirar a arte de um pedestal inacessível, removendo as barreiras entre plateia e elenco. Com um corredor de 50 metros e paredes de vidro, o teatro se torna o próprio cenário da história.
Se você ainda não teve a chance de vivenciar essa experiência e assistir uma performance por lá, vale a pena dar um pulo no Bixiga e se deixar surpreender pelo que o Teatro Oficina tem pra dizer sobre arte, história e resistência.