Você sabe o que é “economia azul”? Este termo, que se faz cada vez mais relevante, diz respeito à exploração sustentável dos recursos marinhos, levando em conta a preservação do ambiente oceânico. Apesar de não estar no litoral, a capital paulista também “surfa nessa onda” ao receber a SP Ocean Week, festival que celebra a cultura oceânica.
O evento será dentre os dias 18 e 22, de quarta a domingo, no Memorial da América Latina. A programação é gratuita e contará com mais de 20 atividades, dentre exposição de maquetes de barcos, show do Lenine, sessão de cinema e até mergulho em contêiner.
A expectativa é que a Ocean Week reúna cerca de 15 mil pessoas neste ano, e uma delas pode ser você. Ficou curioso? Fique por dentro das atrações a seguir:
SP Ocean Week terá tanque para mergulho de 30 mil litros
Esta será a 5ª edição da Ocean Week São Paulo, cujo objetivo é defender e celebrar a cultura dos oceanos. Dessa forma, ela contará com palestrantes, ONGs e personalidades que atuem na preservação marinha, além de atividades gratuitas para toda a família.
A grande novidade deste ano é o “Batismo de Mergulho”. Nesta atração, o participante poderá mergulhar em um contêiner com 30 mil litros. É a oportunidade de experimentar a atividade em um ambiente controlado, com equipamentos próprios e o acompanhamento individual de um profissional
Festival também terá palestras e exposição de barcos
Para quem deseja se aprofundar no tema, o festival trará uma série de palestras, entrevistas e rodas de conversa. Dentre elas o painel de entrevistas “Gente do Mar”, que reunirá personalidades como o navegador Amyr Klink, o surfista Rico de Souza e o músico Evaldo Pereira, proveniente de uma comunidade caiçara do litoral paulista.
Além disso, o público poderá conferir os shows de dois artistas ligados à luta pelo meio ambiente: Lenine e o duo Benziê, que traz o casal Vic Conegero e Du Pessoa.
Por fim, a exposição Barcos do Brasil traz maquetes de embarcações brasileiras. O acervo conta com miniaturas de barcos das populações litorâneas do Brasil; os jangadeiros, caiçaras e açoreanos, por exemplo, exaltando a riqueza e diversidade dos saberes tradicionais. Confira a programação completa pelo site do festival.