Uma exposição repleta de cores, religiosidade e abstração está disponível no Parque Ibirapuera. Trata-se da ‘Singular Plural: Rubem Valentim’, que coloca em destaque o artista baiano que destacava a diversidade do Brasil por meio de signos inspirados nas festas afro-cristãs, celebrações indígenas e religiões afro-brasileiras.
A exposição segue em cartaz até janeiro de 2025 no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, que fica no parque mais famoso da cidade. A entrada é gratuita às quartas, já nos outros dias os ingressos custam a partir de R$ 7,50 e estão disponíveis no site do museu. Não perca!
‘Singular Plural: Rubem Valentim’ está em cartaz no Museu Afro Brasil
Rubem Valentim nasceu em Salvador, em 1922, e se tornou um dos mais expoentes artistas de seu estado. Ele trabalhava sobretudo com formas geométricas repletas de simbolismo, que exploravam a diversidade cultural e religiosa do Brasil.
Inspirando-se em máscaras, estátuas e altares, ele ressignificou instrumentos dos orixás e criou sua própria linguagem para expressar ideias e tradições culturais. Muitas de suas obras fazem parte do acervo do Museu Afro Brasil, e se tornam ainda mais próximas do público por meio da ‘Singular Plural: Rubem Valentim’.
Exposição tem obras adaptadas para pessoas com deficiência
O programa ‘Singular Plural’ existe há 13 anos e tem como objetivo tornar o Museu mais acessível para todos os públicos. Por isso, a programação dedicada a Rubem Valentim traz obras adaptadas para pessoas com deficiência visual.
Trata-se de fotografias, serigrafias e esculturas adaptadas, assim como mapas táteis e um retrato tátil do artista. Além disso, jogos interativos deixam a experiência ainda mais rica e sensorial para todos os públicos.