Neste último sábado, dia 17, um dos maiores nomes da comunicação brasileira faleceu aos 93 anos de idade. Silvio Santos, é um ícone entre os brasileiros e, em sua trajetória, foi uma personalidade muito inspiradora, reconhecida por seu carisma e bordões. Assim, o apresentador deixa um legado que transcende as portas dos estúdios do SBT.
Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, Silvio Santos transformou São Paulo e nos presenteou com o terceiro maior complexo televisivo do América Latina. Ao decorrer da história de sua emissora, muitos pontos do estado, e até mesmo da capital, foram ocupados para produzir conteúdo televisivo para os espectadores. Por isso, vamos relembrar alguns dos locais mais importantes que fazem parte do legado arquitetônico paulista do apresentador.
Vila Guilherme
Programas como A Praça é Nossa, Bozo e Casa da Angélica eram gravados nesta sede histórica da emissora na Vila Guilherme. O complexo era formado por quatro estúdios com plateia pequena. Além disso, também apoiava o setor jornalístico do SBT.
📍Rua Dona Santa Veloso, 575 – Vila Guilherme
Cine Sol
Muitos programas de Silvio Santos, Hebe Camargo e outras personalidades era gravados neste edifício que, posteriormente, veio a se chamar ‘Teatro Silvio Santos’. Ele se situava na zona norte de São Paulo, na avenida Ataliba Leonel. Na época, o estúdio acabou se tornando um ponto turístico, sempre recebendo caravanas de fãs e visitantes.
Após problemas com enchentes, a emissora se mudou para a Via Anhanguera. Deixando o Cine Sol desativado e abandonado por longos anos.
📍Avenida General Ataliba Leonel, 1772 – Carandiru
CDT da Anhanguera
Este centro televisivo é o atual núcleo de produções do SBT. Localizado em Osasco, é reconhecido por ser o terceiro maior complexo televisivo do América Latina. Por lá, estão 11 estúdios de gravação para produzir a programação da emissora.
📍Avenida das Comunicações, 1147 – Osasco