Boas notícias para os apaixonados por cultura. O Sesc São Paulo anunciou a sua nova unidade em São Paulo, no bairro do Bixiga. O prédio que abrigará o espaço cultural será a sede do antigo Teatro Brasileiro de Comédia.
De acordo com a nota divulgada no dia 20 de dezembro,
O Sesc se compromete a entregar um projeto arquitetônico em dois anos e a concluir as obras para dar início à operação do espaço em mais seis anos.”
Ou seja, em oito anos teremos mais um espaço cultural para chamar de nosso, na capital paulista.
Sobre o Teatro Brasileiro de Comédia
O Teatro Brasileiro de Comédia, além de representar um marco dentro da trajetória do teatro brasileiro, ao trazer diferentes encenadores para o seu palco, inovou ao propor um modelo de gestão inspirado nos teatros europeus, com um diretor artístico à frente de um pensamento curatorial e compondo um quadro artístico que reunia diferentes encenadores.
Em 1948, o edifício passou a abrigar a companhia de teatro homônima, fundada pelo empresário de origem italiana Franco Zampari no mesmo ano.
Os anos de ouro do teatro marcaram profundamente o teatro nacional e sua modernização. Os profissionais que passaram por lá acabaram estabelecendo outras companhias importantes, como o Teatro de Arena e o Teatro dos Sete.
O Bixiga
O bairro do Bixiga sempre esteve associado com a identidade paulistana. Localizado no distrito da Bela Vista, na região central do município, o Bixiga é entendido como um dos mais tradicionais bairros da capital, embora na divisão administrativa da cidade ele não exista oficialmente.
A partir do século 20, o bairro ganhou o status de reduto da boemia paulistana ao receber diversos teatros, os amantes do samba – que tiveram como ícone local, Adoniran Barbosa – e inúmeros bares e restaurantes – com destaque para as cantinas italianas.
Além disso, o Bixiga é palco de diversos símbolos que demonstram a importância das artes cênicas para o Brasil.