São Paulo ou Rio de Janeiro? Paulistanos e cariocas cultivam há tempos uma certa rivalidade (amistosa). Afinal, é natural que entre as duas maiores cidades do país exista alguma comparação.
Deixamos o orgulho de lado e reunimos cinco pontos para descobrir qual das cidades é a melhor.
Será possível escolher uma? O importante aqui é levar esta rixa com bom humor! Então, te convidamos a escolher também.
Melhores gírias e expressões
Quem nunca ouviu ou disse algo que só faz sentido para quem é do mesmo lugar?
Se há uma coisa que São Paulo e Rio têm em comum, é a habilidade diminuir expressões e palavras que já são pequenas.
Por exemplo, o “cê” paulistano que é uma versão ainda menor de “você”. Ou, então, o clássico “coé” carioca que deriva de “qual é”.
Apesar de adeptos do ‘meu’, não podemos negar que ‘mermão’ tem lá o seu charme. Por isso, vocês decidem quem ganha nessa!
Botecos do coração
São Paulo tem a Vila Madalena, o Rio tem a Lapa. As duas cidades possuem uma tradição forte de happy hour em botecos históricos – alguns centenários ou quase lá.
Não dá para negar que tomar uma breja à beira-mar tem o seu valor. Mas, trazendo dados para a mesa, em setembro, a revista EXAME elegeu os 100 melhores bares do Brasil e adivinhem quem figurava no TOP 5? Sim, os primeiros cinco bares são paulistanos.
Ponto para a capital paulista!
Lugares Instagramáveis
O que não faltam nas duas cidades são locais lindos e fotogênicos. No Rio, a natureza em meio à cidade é um espetáculo sem igual. Em São Paulo, a sua dimensão, prédios históricos e gigantescos, arte urbana e ruas repletas de grafites criam pontos para lá de cenográficos.
Mesmo assim, fica difícil competir com o Pão de Açúcar, Morro da Urca, Parque Lage e tantos outros pontos super instagramáveis da Cidade Maravilhosa. Por isso, vamos dar esse ponto para a capital fluminense.
Comidas típicas
Chegamos a um ponto sensível dessa batalha de gigantes. Afinal, se há uma coisa da qual o paulistano se orgulha é da sua culinária.
Além disso, não confiamos no paladar de quem coloca ketchup na pizza (um crime para os paulistanos).
Brincadeiras à parte, é claro que o Rio de Janeiro tem pratos deliciosos, como o filé à Oswaldo Aranha, angu à baiana (apesar do nome é típico do Rio), sopa Leão Veloso e muitos outros. Mas pela variedade paulistana, ainda maior se considerarmos a culinária de imigrantes que vivem aqui, damos essa vitória a São Paulo.
Carnaval de Rua
O Carnaval de rua passou anos esquecido em São Paulo e apenas na última década ganhou força (mas ganhou mesmo!). Enquanto isso, o Rio manteve-se fiel às tradições dos festejos criando blocos históricos, como Bangalafumenga, Empolga às 9, Mulheres de Chico e muitos outros.
Apesar de sermos fãs da festa paulistana e dos nossos blocos, não há como negar que os cariocas vencem neste quesito. Ponto para eles!
Como para nós, nesses pontos, acabou dando empate, deixamos você decidir. E então, São Paulo ou Rio de Janeiro?
Ah, e nos siga no Instagram de São Paulo e do Rio de Janeiro para descobrir o melhor de cada cidade.