Apesar de todas as belezas, São Paulo é uma cidade que, precisamos reconhecer, sofre com altos níveis de poluição. Não apenas do ar, pela grande frota de veículos, por exemplo, ou dos rios, como o Tietê. Mas também a popuição sonora. Afinal, uma cidade com tanto “agito” acaba tendo níveis de barulho muito maiores do que uma pacata vila do interior, não é mesmo? E se nós já percebíamos que o dia a dia paulistano é bastante ruidoso, não é nenhuma surpresa que a capital seja uma das cidades mais barulhentas do mundo.
São Paulo está dentre as 10 cidades mais barulhentas do mundo
Já está bem claro para nós que a maior capital do Brasil nunca dorme! E isso se vê claramente nos ruídos constantes. Sirenes de ambulância, buzinas, músicas altas de bares, “falatório” nos ônibus ou no metrô; tudo isso pode ser escutado praticamente a qualquer momento do dia.
Por isso mesmo, a capital paulista foi eleita a sétima cidade mais barulhenta do mundo. O título vem de uma pesquisa da plataforma internacional Preeply, que analisou ruídos de cidades no mundo inteiro. Para tal, ela se baseou em fatores como densidade da população, quantidade de visitantes ao ano, tempo médio gasto em congestionamentos, taxa de poluição sonora e até mesmo a opinião de quem frequenta a cidade.
SP tem maior índice de ruídos do que a “cidade mais barulhenta”
Seguindo todos os fatores analisados, a cidade mais barulhenta do mundo é Paris, na França. No entanto, é importante notar que, olhando os indicadores separadamente, alguns estão mais elevados por aqui do que na Cidade Luz.
No que diz respeito ao indicador de poluição sonora, por exemplo, SP está acima da capital francesa. Enquanto os parisienses sofrem com um ruído médio de 58,62 décibéis, os paulistanos vivem em média com 68,97 decibéis. Pouco menos que o ruído mínimo prejudicial indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 75 dB.
Da mesma forma, o tempo médio em congestionamentos é, segundo a pesquisa, maior para os paulistanos do que os parisienses. Ou seja, apesar de sermos a sétima dentre as cidades mais barulhentas, em alguns aspectos, estamos mais próximos do que imaginamos dos primeiros lugares.
Confira as 10 cidades mais barulhentas do mundo
- Paris (França)
- Nova York (EUA)
- Hong Kong (China)
- Londres (Reino Unido)
- Los Angeles (EUA)
- Barcelona (Espanha)
- São Paulo (Brasil)
- Tóquio (Japão)
- Singapura (Singapura)
- Seul (Coreia do Sul)