×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Notícias O Que Fazer

O que aconteceu em São Paulo, no ano de 1834?

By Giulia Trecco

sao-paulo-1834-old-guard

A estreia da Netflix Old Guard levou internautas à uma busca por teorias sobre o fato mencionado no filme; afinal, o que aconteceu nesse ano?

O longa The Old Guard, dirigido por Gina Prince-Bythewood, estreou na plataforma de streaming Netflix na última sexta, dia 10. No filme, Andy (Charlize Theron) e seus companheiros formam um grupo de soldados que possuem a inestimável virtude da vida eterna. Eles vivem através dos anos oferecendo seus serviços como mercenários para aqueles que podem pagar, se passando como seres humanos comuns dentre os demais. No entanto, tudo muda com a descoberta de que existe uma outra imortal que atua como fuzileira naval.

A trama é baseada em HQ homônima escrita por Greg Rucka (autor de Mulher Maravilha, Lazarus, Stumptown). Confira o trailer:

Qual a relação com São Paulo e o ano de 1834?

O filme tem uma referência a atos de violência em São Paulo, no ano de 1834. Porém não existe registro histórico a respeito. Isso levou milhares de espectadores a correrem ao Google e bombardearem as pesquisas com a pergunta: “O que aconteceu em São Paulo, em 1834?”

Encontramos o artigo do site Popoca, que explica que o fato pode ser sido um erro da produção. O ano poderia mencionado poderia na verdade ser 1932 – o ano da Revolução Constitucionalista, que causou uma revolta em São Paulo – , ou mesmo 1842, ano em que aconteceu a revolta liberal. Confira a explicação do artigo:

Em 1834 o Brasil ainda era um Império, regido por Dom Pedro II, que reinaria por mais 55 anos e perderia o pai naquele ano, em portugal. Neste período, o Ato Adicional foi marcado por diversas revoltas populares. Foi nesse ano que se criou o Município Neutro, que viria a ser o que hoje conhecemos como… Rio de Janeiro! Mas afinal, o que seria o Ato Adicional, e o que teria a ver com São Paulo, em 1834?

Publicidade

O ato definiu como alguns dispositivos da constituição brasileira da época deveriam ser interpretados, dando mais autonomia a várias províncias. A mudança vinha 13 anos depois de Dom Pedro I abdicar do trono e acalmava as forças políticas da época. Isso tornou São Paulo mais autônomo dentro da monarquia constitucional que viviamos. Mas houve alguma revolta ou guerra nessa época que precisasse de guerreiros incríveis?

Em Cuiabá, Mato Grosso, houve a rusga, que resultou em várias mortes de quem tentou assassinar portugueses ou pessoas a favor da União com Portugal. Parece combinar com a mitologia do filme. Porém, nada disso repercutiu em São Paulo. Teria sido um equívoco do roteirista Greg Rucka? Vale lembrar que em 1932, ocorria a revolução constitucionalista com graves consequências em São Paulo. Será que a confusão teria sido marcada por 98 anos? Ou pode ser outra data?

Em 1842, em São Paulo, a revolta liberal contou com a adesão de várias vilas e entre forças do império. Essas revoltas parecem combinar com o tipo de confusão que os guerreiros liderados por Andy se meteriam. E seria um erro menor.

O que você acha da teoria?

Foto de capa: Divulgação/Netflix