×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura Guias Secretos

Rua dos eletrônicos: conheça a história da Santa Ifigênia

By Giulia Trecco

Santa ifigênia

Importante via de São Paulo já abrigou lojas frequentadas pela elite paulistana.

Está precisando trocar a bateria do seu relógio de pulso? Indicamos a Santa Ifigênia. Quer comprar um videogame? Mais uma vez, Santa Ifigênia. Celulares? Computadores? Câmeras fotográficas? Tudo se concentra no mesmo lugar.

Localizada no centrão de São Paulo, a famosa rua atrai pessoas de toda a cidade principalmente por comercializar eletrônicos com descontos significativos. Caso goste de pesquisar e pechinchar, o preço final pode sair ainda mais baixo.

A história da rua

O surgimento da Santa Ifigênia aconteceu entre o final do século XVIII e início do XIX. A via foi assim batizada por causa da igreja de mesmo nome que marca seu início.

Anos depois, já no comecinho do século XX, a rua reunia lojas de peles, chapéus e tecidos, que eram frequentadas por mulheres da alta sociedade paulistana. Muitas delas eram moradores dos Campos Elíseos, bairro que já abrigou as famílias mais abastadas de São Paulo.

Com o início da decadência da área (principalmente pelas dificuldades que os cafeicultores começaram a passar a partir da década de 1930), lojas mais populares começaram a chegar à rua.

Publicidade

Foi nos anos 1940 que o comércio de elétricos e eletrônicos finalmente se instalou na via, onde permanece até hoje. 

Está na Santa Ifigênia?

Então não deixe de dar uma olhada no Palacete Helvetia. A construção histórica de estilo art-nouveau está lá desde 1923 e já serviu como hotel. Vale olhar cada detalhe da belíssima fachada.

Onde: Esquina entre Rua Aurora e Rua Santa Ifigênia – Santa Ifigênia

Tags: história