Nesta semana, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) divulgou que um veículo que transportava material radioativo foi roubado em São Paulo. O carro, de marca/modelo VW Saveiro e placa RFI873, era de uma transportadora autorizada e levava materiais de uso médico para o sul do país. Ele estava sinalizado com o trifólio (capa), símbolo internacional que indica a presença de radioatividade.
O caso ocorreu na noite do último domingo, dia 30, e desde então a carga radioativa segue desaparecida. Frente ao risco que podem representar à saúde da população, o Governo Federal divulgou uma nota explicando o que fazer caso se depare com tais materiais. Saiba como se proteger a seguir:
O que fazer ao encontrar material radioativo em São Paulo?
Segundo a CNEN, as substâncias desaparecidas estão em embalagens de chumbo, que “blindam” sua radiação para o meio ambiente. Caso encontre, portanto, o primeiro passo é manter distância e não abrir os recipientes de forma alguma. Afinal, o contato direto com as substâncias pode causar sérios riscos à saúde.
Em seguida, deve-se informar a CNEN para que ela possa recolher o material radioativo de forma segura, pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763. Além disso, é importante informar a Polícia. Qualquer informação sobre o paradeiro do veículo ou dos materiais desaparecidos é bem-vinda.