×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
O Que Fazer

Como surgiu o clássico entre Palmeiras e Corinthians

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

corinthians e palmeiras rivais

Chamado Derby Paulista, conheça a história do clássico mais tradicional e de maior rivalidade entre dois clubes de futebol da cidade de São Paulo.

A rivalidade entre Palmeiras e Corinthians é uma das maiores do país e do mundo. Dois dos maiores times da cidade estão unidos jogos históricos, lances emblemáticos e títulos conquistados diante do rival. Desde 1917, as equipes transformam o duelo em uma dimensão que cresce a cada jogo.

O Corinthians surgiu em 1910 associado às camadas mais populares da sociedade paulistana. Já o Palmeiras surgiu como o representante da imensa comunidade italiana de São Paulo da época, com o nome de Palestra Italia – o nome Sociedade Esportiva Palmeiras foi adotado em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

No primeiro confronto entre Palestra Itália e Corinthians, em 6 de maio de 1917, houve vitória palestrina por 3 a 0, com três gols do atacante Caetano. Duas vezes campeão pela Liga Paulista de Futebol, em 1914 e em 1916, o Corinthians estava invicto havia três anos em 25 jogos. Naquela tarde, no Estádio Palestra Itália, caiu diante do então novato Palestra, que seria a partir daquele dia seu maior rival na história.

corinthians e palmeiras rivais
Palmeiras.com.br

O apelido do clássico entre Palmeiras e Corinthians, Derby Paulista, surgiu ainda na primeira metade do século passado e faz referência ao Derby de Epsom, a mais importante corrida de cavalo do mundo. Isso porque as duas equipes eram as grandes potências (e, portanto, os grandes rivais) da época. O autor do batismo foi Thomaz Mazzoni, prestigiado jornalista das décadas de 1930 e 1940.

Para muitos torcedores, o clássico entre Corinthians e Palmeiras é o maior do país. Em 2010, o Instituto Datafolha realizou uma pesquisa que mostrava que 77% dos entrevistados palmeirenses acreditam que o Corinthians é o seu  maior rival, enquanto 59% dos alvinegros escolheram o Palmeiras como maior rival.

Você conhecia a origem da rivalidade?

Publicidade

Veja também: Você sabia que Ayrton Senna teve uma casa na zona norte da capital?

Foto de capa: Torcedores