A rivalidade entre Palmeiras e Corinthians, conhecida como “Derby paulista”, é uma das maiores do país e do mundo. Desde 1917, dois dos maiores times da cidade estão unidos em jogos históricos, lances emblemáticos e títulos conquistados diante do rival, transformando o duelo em uma dimensão que cresce a cada jogo.
A rivalidade dura há tantos anos, que muitos paulistanos não sabem quando ela começou. Aproveitando que os ânimos estão acirrados por conta do último clássico, que rendeu vitória para o Corinthians nesta quarta (06), nós do São Paulo Secreto viemos contar a história do “Derby paulista” para você.

Saiba onde começou a rivalidade entre Palmeiras e Corinthians
Ambos os clubes são centenários. O Corinthians surgiu em 1910 associado às camadas mais populares da sociedade paulistana. Já o Palmeiras surgiu como o representante da imensa comunidade italiana de São Paulo da época, com o nome de Palestra Italia. O nome Sociedade Esportiva Palmeiras foi adotado em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.
No primeiro confronto entre Palestra Itália e Corinthians, em 6 de maio de 1917, houve vitória palestrina por 3 a 0, com três gols do atacante Caetano. Duas vezes campeão pela Liga Paulista de Futebol, em 1914 e em 1916, o Corinthians estava invicto havia três anos em 25 jogos. Naquela tarde, no Estádio Palestra Itália, caiu diante do então novato Palestra, que seria a partir daquele dia seu maior rival na história.

“Derby Paulista”: de onde veio o apelido?
O apelido do clássico entre Palmeiras e Corinthians, Derby Paulista, surgiu ainda na primeira metade do século passado e faz referência ao Derby de Epsom, a mais importante corrida de cavalo do mundo. Isso porque as duas equipes eram as grandes potências (e, portanto, os grandes rivais) da época. O autor do batismo foi Thomaz Mazzoni, prestigiado jornalista das décadas de 1930 e 1940.
Para muitos torcedores, o clássico entre Corinthians e Palmeiras é o maior do país. Em 2010, o Instituto Datafolha realizou uma pesquisa que mostrava que 77% dos entrevistados palmeirenses acreditam que o Corinthians é o seu maior rival, enquanto 59% dos alvinegros escolheram o Palmeiras como maior rival.
