Praia Grande, no litoral de São Paulo, não realizará sua tradicional queima de fogos de artifício neste Réveillon. Segundo a prefeitura, o cancelamento ocorre em consideração a públicos sensíveis ao barulho dos fogos, como idosos e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como animais de estimação.
A notícia foi divulgada na última quinta (26) nas redes sociais da prefeitura local, cinco dias antes do Ano Novo, dividindo a opiniões dos seguidores. Confira algumas das reações a seguir:
Praia Grande: Réveillon 2025 não terá queima de fogos
Em sua postagem do Instagram, a Prefeitura de Praia Grande informou que o cancelamento da queima de fogos deste Ano Novo se dá em decorrência de “manifestações públicas de moradores devido aos efeitos negativos dos fogos”. Ou seja, seus efeitos em pessoas e animais sensíveis ao barulho causado pelos estouros.
Pessoas com Transtorno do Espectro Autista hipersensíveis a sons podem sentir desconforto, dores ou sofrer crises em decorrência do show pirotécnico, assim como idosos ou outros públicos sensíveis. Enquanto isso, animais domésticos podem passar por picos de estresse durante os desparos, podendo prejudicar sua saúde.
Este é o segundo ano consecutivo que a prefeitura de Praia Grande cancela a queima de fogos.
Confira a reação dos seguidores
Praia Grande é um dos destinos preferidos dos paulistanos durante o Réveillon. Dessa forma, a notícia de que a queima de fogos está cancelada trouxe reações adversas de turistas e locais.
@longoizabelcristina: Existem fogos silenciosos prefeita, uma cidade turística como a nossa, por favor né
@antony54.12: Ótima notícia, parabéns Prefeitura de Praia Grande
@carlacsantos2020: Eu super respeito tudo isso… Mas acho um absurdo uma Cidade turística como Praia Grande não ter queima de fogos…
@dr.marcellocruz: Parabéns pela acertada decisão. 👏🏻👏🏻👏🏻
@iasmim.bag: Tenho um autista, idosa, animais e não concordo. Já existem fogos sem ruídos. E claramente não é esse o motivo pois isso dá abertura pras pessoas soltarem o que quiserem, piorando a situação. Ridículo!
@edel_santos_pg: Sou contra a queima de fogos. Conversa com uma mãe que tem um filho autista, com uma família de uma pessoa acamada, com algum representante da causa animal ou até mesmo com um idoso que tenho certeza que você vai mudar sua forma de pensar
@gianemariasilva: Tá de brincadeira… Meus clientes vêem pra praia ver fogos e não tem mais? E os silenciosos? Olha, deste jeito vendo minhas casas aqui e vou para outra cidade… Vcs estão prejudicando meus negócios