×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Acompanhe a restauração do Museu do Ipiranga em passeio virtual

By Giulia Trecco

Museu do Ipiranga tour virtual obras

A reabertura do museu deve acontecer em 7 de setembro de 2022, no bicentenário da independência do Brasil.

Foi lançado nos últimos duas o Passeio Virtual Museu do Ipiranga 2021, um projeto que permite que a população acompanhe em detalhes as obras de restauro e ampliação do Edifício-Monumento. Através de um tour virtual, com imagens captadas por câmeras 360º,  você pode passear por vários ambientes e conferir a reforma em ‘tempo real’.

Para que o público possa ter essa visão do passo a passo das obras, as câmeras estão sendo atualizadas mensalmente pela equipe do museu.

Você pode visitar os espaços mais icônicos do Museu do Ipiranga, como o saguão principal e o Salão Nobre, através deste link

Sobre as obras

Em reportagem de 2020, a Agência Brasil informou que as obras estavam 25% concluídas. Mesmo com a pandemia de Covid-19, o restauro, que vinha sendo feito desde outubro de 2019, não cessou. Um dos marcos foi a conclusão da tela Independência ou Morte, de Pedro Américo, importante pintor acadêmico brasileiro.

Com a reforma, o museu ganhará 6,8 metros quadrados de área e renovação da climatização. O telhado do prédio receberá nova área de exposições. Os restauradores devem retirar, renovar e recolocar o material original do telhado: à base de madeira e cobre. Sobre o novo telhado, será construído um mirante.

Publicidade

Fechado desde 2013, a previsão é que o museu seja reaberto à visitação pública em 7 de setembro de 2022, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. O local espera receber 500 mil visitantes por ano, inicialmente, chegando a 700 mil visitantes em 2026.

+ Visite o Museu de Zoologia da USP sem sair de casa

Foto de capa: