×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

Feriado e Fórmula 1: saiba como fica o tempo em SP neste fim de semana

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | Brasil

previsão do tempo f1 são paulo

A cidade de São Paulo está tendo um fim de semana prolongado um pouco diferente do habitual. Isso porque, além do feriado de 15 de novembro (Proclamação da República), no domingo acontece o Grande Prêmio de Fórmula 1, no autódromo de Interlagos, na zona sul da cidade de São Paulo.

E como já percebemos, a primavera paulistana de 2021 não está sendo nada quente. Isso preocupa os fanáticos por velocidade que vão acompanhar as provas que já começaram nesta sexta, dia 12, e também quem planejava curtir o feriadão na rua. Segundo informações do Climatempo, “a sensação de frio vai predominar no fim de semana, mesmo com a presença do sol. Mas a partir da segunda-feira, com o afastamento do ar frio de origem polar, e o sol, o ar começa a esquentar novamente”.

A situação é bastante atípica para novembro porque esta massa polar é parecida com as que surgem no inverno. Por isso mesmo, não adianta contar com um feriado com altas temperaturas.

Os meteorologistas do Climatempo explicam que “uma forte massa de ar frio de origem polar sobre o oceano, entre a costa da Região Sul do Brasil e a região de Buenos Aires, na Argentina,  está ajudando a espalhar ventos frios e úmidos sobre a Grande São Paulo nesta semana. A combinação desse ar frio, mais forte do que o normal para novembro, e a falta do sol (por causa do excesso de nebulosidade), derrubaram novamente a temperatura”.

E a corrida?

Muitos torcedores estavam preocupados com a chance de chuva durante a prova por causa da nebulosidade que cobre a cidade nesta semana. A previsão do tempo para as corridas de Fórmula 1 é muito importante. Isso porque ao saber se irá ou não chover, as equipes traçam suas estratégias do uso de pneus. Mas, como explicam os especialistas do Climatempo,

Publicidade

Não basta prever apenas se vai chover ou não, mas o tipo e a frequência da chuva precisam ter um detalhamento especial. É preciso pensar em detalhes como: Será que a chuva será suficiente para molhar toda a pista? Será que a chuva cai antes, durante ou depois da corrida? Vai chover forte para formar lâmina de água sobre a pista?  A corrida pode começar com pista seca, molhada? Que horas começa a chuva?

A corrida ocorre no domingo, dia 14, mas nesta sexta-feira, dia 12, já começaram a acontecer os treinos livres. Além disso, no sábado, dia 13, acontece o treino oficial que vai definir o grid de largada.

De acordo com a previsão, as nuvens pesadas de temporal com raios estão descartadas para os dias de treinos e para a corrida em Interlagos, mas a região da capital paulista terá a influência de ventos marítimos que vão trazer muita umidade.

Para o domingo, dia do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, a previsão é de que o tempo fique menos úmido. O dia deve amanhecer nublado, mas durante a tarde o sol deve aparecer. Durante a tarde, ao longo de toda a corrida, a previsão é de sol e algumas nuvens, mas sem risco de chuva. 

Notícias