Em breve, a cidade de São Paulo pode abrigar o prédio mais alto do mundo. Ou ao menos é o que diz Pablo Marçal, um dos atuais candidatos à prefeitura da cidade. Conhecido por suas propostas polêmicas, o influenciador e empresário afirma querer construir um arranha-céu de 1 quilômetro de altura em SP, que se tornaria um “símbolo de destaque” na capital.
Para se ter uma ideia, o prédio mais alto na cidade atualmente é o Edifício Platina 220, no Tatuapé, com 172 metros de altura. Ou seja, caso saia do papel, o novo edifício será quase seis vezes maior do que o maior arranha-céu paulistano atualmente.
A proposta surgiu inicialmente em abril, durante uma entrevista de Marçal no podcast Ironcast, e foi confirmada à redação da Gazeta SP em julho. Segundo o pré-candidato, independentemente se eleger prefeito em 2024, a ideia segue firme.
Prédio mais alto do mundo e outras propostas para São Paulo
Esta não é a primeira proposta ousada do pré-candidato nessas eleições. Além do prédio mais alto do mundo, ele também prometeu construir uma rede de teleféricos na periferia de São Paulo, que segundo ele, contribuiria para a mobilidade urbana e geração de empregos na capital.
Em entrevista à Gazeta SP, Marçal afirmou que “nações de destaque constroem símbolos que marcam uma nova era”, por isso a capital paulista receberia o maior arranha-céu do planeta. Com nada mais, nada menos que 1 quilômetro de altura — o equivalente à distância aproximada entre a Praça da Sé e o Mercado Municipal Paulistano.
Ele afirma que a construção seria possível por meio de investidores do Brasil e estrangeiros, sobretudo chineses.
Atualmente, o prédio mais alto do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com 828 metros, o arranha-céu possui 163 andares e 49 elevadores.