A Praia do Iporanga é uma relíquia natural do Guarujá, no litoral sul de São Paulo. A atração é conhecida por oferecer o melhor dos dois mundos da água: praia e cachoeira no mesmo lugar, tornando o passeio ainda mais especial. Afinal, não é em todo lugar que se encontra uma combinação tão perfeita quanto essa.
Além disso, o destino é marcado pelo seu ecoturismo. O Condomínio Iporanga gerencia o espaço em conjunto com a associação de moradores, garantindo que o ambiente não seja degradado pelas ações do homem. Então, vale a sua visita!
Como visitar a Praia do Iporanga?
Antes de sair de casa, não esqueça de pegar seus documentos. Pois, para acessar a praia é necessário passar por um condomínio fechado e, para entrar lá, é preciso se identificar. Além disso, outro ponto importantíssimo é levar alguns “comes e bebes” para passar o dia, já que na Praia de Iporanga não há quiosques, nem ambulantes. Ao fim, recolha os resíduos e descarte no local correto.
O ponto turístico fica no KM 17,5 da Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana (Antiga Guarujá-Bertioga). Então, é só cair na estrada o mais cedo possível e aproveitar o passeio. A dica é chegar pela manhã, pois há um limite de 108 carros por dia e o acesso é controlado. Você não vai querer ficar de fora, não é?
Um oásis com mar e cachoeira!
Esse refúgio natural tem areia fina e poucas ondas. Um local perfeito para relaxamento! Além disso, a vegetação local da Mata Atlântica e a possibilidade de se banhar tanto no mar, quanto na cachoeira, tornam a experiência ainda mais única.
A Praia do Iporanga fica em uma área de preservação ambiental, gerida pela própria associação de moradores da região. Com foco em sustentabilidade, por lá ocorrem ações de tratamento de esgoto e reflorestamento. Os esforços da comunidade tornam essa praia paradisíaca uma excelente opção de turismo sustentável.