Sabe qual é o ponto mais alto de SP? Muitos paulistanos já conhecem esse refúgio em meio ao agito da capital. Mas, se você não sabe onde fica, a gente te conta! É o Pico do Jaraguá, um dos cartões postais da cidade, que oferece uma vista 360º da capital e região metropolitana.
Saiba mais sobre o Pico do Jaraguá, o ponto mais alto de SP
Com uma vista privilegiada da cidade de São Paulo, o Pico do Jaraguá era, inicialmente, um ponto de extração de ouro durante a colonização do Brasil.
Atualmente, o local é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana. Além disso, fica entre as zonas oeste e norte da capital, com uma vista panorâmica de até 55 quilômetros de distância e tem 1.135 metros de altitude – por isso, é o ponto mais alto de SP!
Ah, vale reforçar ainda que o parque que abriga a montanha tem 491,98 hectares e é uma área de preservação ambiental deste bioma, desde 1961.
Outra curiosidade é que muitos ainda acreditam que o Pico do Jaraguá é um vulcão inativo, mas na verdade isso é só uma lenda. Na verdade, ele é formado por rochas de quartzo, com grande resistência aos processos de erosão, e tem uma aparência branca.
Como chegar ao ponto mais alto de São Paulo?
Se você nunca foi ao Pico do Jaraguá, a boa notícia é que é fácil de chegar. Isso porque existem duas possibilidades: subir pela Estrada Turística, de carro, ou seguindo uma das trilhas do Parque Jaraguá.
A subida até o seu cume pode ser feita pela Trilha do Pai Zé. O trajeto tem cerca de 3.5 km de extensão em meio à mata fechada e pode durar cerca de 1 hora e meia.
Mas, para quem não é fã de trilhas, também é possível visitar o mirante de carro. Neste caso, o trajeto da Estrada Turística é a melhor opção e possui estacionamento gratuito. De lá, basta subir as escadas que dão acesso ao mirante.
Pico do Jaraguá
📌Rua Antonio Cardoso Nogueira, 539 | Km 18 da Via Anhanguera
📅De terça-feira a domingo | das 8 horas às 16 horas
💵Entrada gratuita